Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

TRÂNSITO: Com fiscalização eletrônica, número de acidentes tem queda em Sinop

O balanço, que compreende o primeiro cenário estatístico posterior à ativação dos dispositivos de fiscalização

19 de Dezembro de 2019 as 17h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano divulgou, na ultima quarta-feira, 18/12, números referentes aos acidentes de trânsito no município de Sinop. O balanço, que compreende o primeiro cenário estatístico posterior à ativação dos dispositivos de fiscalização sobre o excesso de velocidade, mostrou dados positivos no tocante à política de construção de um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos aliando medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização. Nos meses que se sucederam à implementação dos controladores, quando comparados aos iguais períodos de 2018, contabilizaram-se quedas nas ocorrências.

Em Sinop, a partir de 25 de agosto deu-se início à fase pedagógica de notificação aos motoristas, com a consequente emissão de multas àqueles flagrantes identificados pelo monitoramento. De acordo com os números, no bimestre número 4 (julho-agosto), que coincide com a fase de início dos controladores, o total de acidentes somou 372 em 2019 contra 383 em 2018.

Já nos meses de setembro e outubro (bimestre 5), quando o sistema já flagrava e emitia multas aos condutores por suas imprudências, foram 370 acidentes em 2019 contra 372 no ano anterior. Em novembro, 169 acidentes foram registrados na cidade. Um ano antes, neste mesmo mês, 190. Conforme explica Alessandro Oliveira, Guarda Civil Municipal vinculado ao setor estatístico da Secretaria de Trânsito, o impacto positivo sobre os acidentes tem relação direta com a intensificação das fiscalizações.

"A partir da efetivação do projeto de gestão e melhor controle de trânsito os motoristas, mesmo que de forma mais tímida, começam a se atentar para as suas responsabilidades no trânsito. Quando se começa a criar por hábito reduzir a velocidade ao passar próximo a um controlador, a tendência é o motorista também seguir esta mesma dinâmica mesmo em pontos onde não há o dispositivo instalado. Significa que o hábito de respeito ao limite de velocidade começa a ganhar notoriedade, fazendo com que se registre esse efeito comportamental e que, em muito, contribui com a preservação da vida", destaca o profissional que, também, faz um alerta.

"Em Sinop, acidentes continuam ocorrendo, sejam eles naqueles pontos onde tem ou não tem controlador. Isso é reflexo do crescimento da cidade, de seus habitantes e da frota. Então, achar que, por si só, nunca mais ocorrerão acidentes é um equívoco. Ou que se deve observar, unicamente, aquele ponto onde os aparelhos estão implantados, já que a cidade é uma como um todo e é o fator comportamental que conta. O que se deve ter em mente é que só esse fator comportamental é capaz de produzir uma redução na gravidade dos acidentes e a vida ser mais bem preservada, pois é a imprudência que faz tudo ocorrer. Então, o que se orienta é que os motoristas adotem essa postura de direção dentro daquilo que a lei determina para que os resultados continuem sendo positivos", recomendou o profissional.

Em sua série avaliativa, a STU aponta que no acumulado de janeiro a novembro deste ano foram registrados 2.024 acidentes de trânsito. O período mais crítico compreende os primeiros meses do ano (janeiro até junho), responsável por 1.113 das ocorrências. Já no período posterior, isto é, julho em diante, foram 911.

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024