Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

TRAGÉDIA AMBIENTAL Setores público e privado se articulam para prevenir mais incêndios no Pantanal

Em 2020, bioma passou boa parte do tempo literalmente pegando fogo

09 de Fevereiro de 2021 as 12h 57min

Quase 1/3 do Pantanal foi incendiado ano passado – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

No ano de 2020, cerca de 30% do Pantanal foi incendiado, segundo os dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa). Para evitar que o episódio não se repita no bioma este ano, poder público e privado se mobilizam para pensar fórmulas de prevenir a ocorrência de incêndios.

Na última semana, a convite da Associação Civil do Ecoturismo do Pantanal Norte (Aecopan), um encontro reuniu Organizações Não Governamentais e entidades ligadas ao turismo e ao setor produtivo do Pantanal de Mato-grossense e representantes do poder público na Fazenda Pouso Alegre para traçar estratégias de combate e prevenção de queimadas na vegetação.

Entre as iniciativas discutidas no encontro esteve a de iniciar o mapeamento das estruturas existentes para o combate aos incêndios florestais, bem como elencar as necessidades emergenciais da região, como a formação de brigadistas, aquisição de equipamentos e a desburocratização do manejo preventivo, como os aceiros, fogo controlado e perfuração de poços e tanques.

Segundo informações da assessoria, essa é apenas uma das ações previstas pela entidade na região. Segundo a Aecopan, a organização ainda pretende contribuir com a formação de 10 brigadas de voluntários contra incêndios no Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Do total, 6 serão na parte Norte, sendo duas na Transpantaneira, uma em Chapada dos Guimarães, uma em Santo Antônio de Leverger, uma na Fazenda Perigara e a última em Barão de Melgaço.Nesses espaços, a Ong pretende atuar na formação dos brigadistas, com a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, e o fornecimento de alguns equipamentos.

Luiz Vicente da Silva Campos Filho, da Aecopan, afirma que a falta de comunicação foi um problema frequente durante o combate aos incêndios em 2020. Segundo o seu relato, houve registro de proprietários que teriam sido penalizados por fazer aceiros, procedimento indicados pelo Corpo de Bombeiros para conter as chamas.

A conversa entre todos os envolvidos é importante para resolver essas questões que envolvem ambas partes, do governo e pantaneiros, defende Luiz. Além disso, ele defende que é importante ter um plano de integração e que ele conte com a participação ativa da esfera governamental, que tem o poder decisório em muitas questões.

Outro ponto discutido foi a promoção da qualificação de brigadistas e operadores de máquina especialista em aceiros. Após uma busca, o grupo achou o curso apenas em Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. Além do mais, eles estavam focados em atividades agrícolas e de mineração, o que nada tem a ver com o combate aos incêndios.

O pecuarista, representante do Sindicato Rural de Poconé e membro do movimento Guardiões do Pantanal, Ricardo Arruda, explica que várias reuniões estão sendo realizadas desde o começo do ano para tentar concretizar um plano de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal.

“Foi uma reunião importante porque conseguimos aparar todas as arestas e dar continuidade a construção de uma política de gestão compartilhada dos incêndios florestais”, comenta Arruda.

 

GOVERNO

O Governo Estadual, também objetivando a redução do número de incêndios no bioma pantaneiro, entregou o 1ºPelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) Grosso a Poconé. A unidade faz parte das ações do Estado para atuar no monitoramento e prevenção aos incêndios florestais na região do Pantanal mato-grossense.

A unidade possui área de 200 m² e é resultado de parceria entre a Secretaria de Estadual de Segurança Pública (SESP-MT) e a Prefeitura de Poconé, com apoio da iniciativa privada. O Governo investiu R$ 2,6 milhões em efetivo, veículos, mobiliário, radiocomunicação, materiais e equipamentos operacionais.

Veja Mais

Orientação sobre Imposto de Renda no Shopping Sinop

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024