Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

TRATAMENTO COVID-19: 12,9 milhões de unidades de medicamentos aos municípios

Com distribuição Estado contribui para o diagnóstico e tratamento precoces da doença

29 de Agosto de 2020 as 08h 00min

Foto: Christiano Antonucci

DA REPORTAGEM

 

Mais de 60 municípios já receberam medicamentos que tratam os sintomas leves da covid-19. A distribuição é feita gradativamente pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Os compostos adquiridos e distribuídos são: Azitromicina, Invermectina, Dipirona em gotas e em comprimido.

A ação foi pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e beneficiará os 141 municípios do Estado. No total, serão enviadas 12.997.059 unidades de medicamentos, de forma gradual, conforme a SES recebe os componentes das indústrias.

Com o investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, foi realizada a aquisição de uma quantidade equivalente a 350 mil kits. Destes, 35 mil kits serão utilizados no Centro de Triagem da covid-19. A disponibilização aos municípios começou no dia 19 de agosto.

“Essa aquisição foi feita com o objetivo de auxiliar os municípios que têm dificuldade para a compra de medicamentos. Alguns já fazem essa iniciativa desde março. Mais de 90 municípios já oficializaram pedido por meio de cadastro, demandando essa ajuda por parte do Estado. Reforço ainda que nenhum medicamento pode ser distribuído sem prescrição médica e consentimento do paciente”, enfatiza o Secretário de Estado de Saúde, Gilberto de Figueiredo.

 

Por meio da ação de distribuição de medicamentos e testes, o Governo contribui para o diagnóstico e tratamento precoces da doença e, consequentemente, a redução do contágio pelo vírus no Estado e o agravamento dos quadros clínicos.

 

Os medicamentos disponibilizados pelo Governo seguem o protocolo orientado e aprovado por membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública. O grupo é composto por representantes da Secretaria de Estado de Saúde, gabinete de situação do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Assistência do Município de Cuiabá e pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

 

De acordo com a SES, os municípios receberão quantidades proporcionais de cada medicamento ao número de habitantes. Cuiabá (2.694.800) e Várzea Grande (1.062.942) ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares na escala de municípios com maior recebimento de medicamentos.

 

 

 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024