Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

TRISTE REALIDADE: Mulher assediada no jornalismo: é home office ou começou agora

Jornalista Janaina Gahyva atua na área há mais de 20 anos e fala em respeito às mulheres

26 de Agosto de 2020 as 07h 30min

Janaina já atuou como repórter de TV e jornal – Foto: Divulgação

CONEXÃO AGORA

 

Com um histórico familiar de muito respeito às mulheres, a jornalista Janaina Gahyva conta, na série “Mulheres no Jornalismo”, que demorou muito para perceber os assédios na profissão, mas que quando notou, acabou percebendo ainda situações antigas no mesmo sentido.

“Infelizmente eu te digo, se alguma mulher jornalista que passar por aqui te disser que não sofreu com isso, ela só trabalhou home office ou ainda está iniciando na carreira. Te digo ainda que demorei muito para ter consciência porque essas situações infelizmente são naturalizadas como brincadeirinhas e a gente fica de ignorante nesse nosso sistema de culpabilização da vítima e da mulher”, contou ela.

Gahyva lembra ainda que acabou ficando com uma postura até mais rígida por conta destas situações frequentes. Já na rotina do trabalho, ela contou que apesar de muitas pessoas pensarem que o assessor de imprensa – sua principal área de atuação – ser tido como um jornalista que trabalha menos, a realidade é o exato oposto.

“Na verdade, o assessor faz muito mais do que jornalismo, auxilia praticamente na vida e tem sempre que estar se antecipando a possíveis problemas. Isso inclui todos os dias da semana, em qualquer tipo de evento que precisem de você. Além disso, temos que garantir uma resposta rápida e coerente para os nossos colegas da imprensa antes do fechamento da matéria para não termos aquele texto triste de ‘não obtivemos resposta”, conta.

A jornalista, mentora de marca pessoal e negócios, atualmente trabalha com sua empresa própria, a YVA Estratégia e Comunicação, que trabalha com a comunicação integrada, trazendo para o seus assessorados a intercomunicação nas redes sociais, imprensa local, estadual e nacional, assim como o auxílio na comunicação em geral.

Antes do empreendedorismo de sucesso, Janaina atuou como repórter de TV e jornal, assim como assessora de diversas empresas e entidades como o Governo do Estado de Mato Grosso.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024