Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

UFMT: zoológico só terá excursões escolares e visitas técnicas

Local foi transformado em um Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas)

11 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

O zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá só terá excursões escolares e visitas técnicas, após adequações no espaço físico do local serem concluídas. Recentemente, o espaço foi transformado em um Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas). As visitas no ambiente serão monitoradas, como prevê a legislação ambiental, segundo a UFMT.

O local estava embargado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as visitações suspensas desde maio, depois que dois macacos foram encontrados mortos. À época, a Vigilância de Zoonoses de Cuiabá diagnosticou os animais mortos com febre amarela.

Com o novo formato, o Cempas contará com uma área restrita para os animais resgatados da natureza, seja em acidentes ou vítimas de tráfico. Com a mudança, parte dos animais que estavam acomodados na unidade já foram transferidos. Deste trabalho, 50 jabotis, cuja espécie está ameaçada de extinção saíram do Campus de Cuiabá e agora habitam um novo espaço, fora do cativeiro: o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além dos 50 jabotis, a UFMT também encaminhou animais como o gavião do penhasco, o gavião-pega-macaco, tucanos, patos do mato, urubus reis para unidades como o Zoológico e o Aquário, ambos de São Paulo, e o Criadouro Onça Pintada, em Curitiba.

Outros animais, cujas espécies sofrem ameaça de extinção, já estão ou com a situação de movimentação em avaliação pelo Ibama ou em início de tratativas com outras unidades de preservação.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024