Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

UMA NECESSIDADE: Pandemia retoma reflexão sobre os novos modelos da mobilidade urbana

Tendência é deslocamento menor e preferência aos locais próximos à residência

03 de Setembro de 2020 as 08h 00min

Tempo que se gastava em deslocamento foi alterado – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Após meses de paralisação de diversos setores para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, as cidades iniciam a retomada de atividades e as pessoas começam a voltar às ruas. Durante esses meses de reclusão e convivência com o vírus, fomos fortemente impactados na nossa maneira de viver, morar, trabalhar e consumir. Durante a quarentena, com acesso mais restrito aos locais onde as pessoas costumavam ir, houve um grande rearranjo na mobilidade urbana provocado, principalmente, pelo ingresso da digitalização de serviços. O tempo que se gastava em deslocamento foi alterado, e quase eliminado para algumas atividades.

Segundo estudo divulgado em maio pela Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (ABComm), o Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico por mês durante o período da quarentena. De acordo com o estudo, até o começo das ações para conter o coronavírus no País, no início da segunda quinzena de março, a média era de 10 mil aberturas por mês. O número saltou para 50 mil mensais logo após os decretos de isolamento social.

O levantamento indicou que mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet e os setores que estão em alta são os da moda, alimentos e serviços. A ABComm e a Konduto registraram também, um aumento de 40% no número de vendas online e os seis setores que mais cresceram são o de Calçados (99,44%), Bebidas (78,90%), Eletrodomésticos (49,29%), Autopeças (44,64%), Supermercado (38,92%), Artigos Esportivos (25,75%), Móveis e Decoração (23,61%) e Moda (18,38%).Esse novo modelo de consumo deve persistir após a pandemia e a lógica é que as cidades possuam diversas centralidades que tragam serviços para o consumidor o mais próximo da sua residência possível.

 

MOBILIDADE: NOVO MODELO

A pandemia traz a reflexão sobre um novo modelo de mobilidade urbana, mesclando o deslocamento com a coerência geográfica, ou seja, as pessoas tendem a se deslocar cada vez menos e dar preferência aos locais próximos a sua moradia. O legado que a pandemia está deixando é essa mesclagem de uma mobilidade física, com mobilidade digital e acessibilidade mais coerente focando na criação de novos centros dentro das cidades.

A dificuldade na mobilidade urbana é apontada como um dos maiores gargalos das grandes e médias cidades.  O tempo perdido no trânsito, seja no automóvel particular ou no transporte público, tende a diminuir em função da aceleração de um processo que caminhava lentamente no Brasil: o trabalho remoto.

O maior impacto deverá continuar na redução do congestionamento nas cidades em função dos veículos particulares. Mesmo nas grandes capitais, após a retomada das atividades, o volume de veículos a circular volta a subir, mas com a incorporação do home office, que deve acontecer em grande parte das empresas, os congestionamentos devem seguir menores do que antes da pandemia.

No entanto, existe uma série de classes trabalhadoras que não se enquadram no sistema de home office, o que exigirá do gestores das cidades uma atenção maior ao sistema de transporte público, de maneira a dimensionar melhor a ocupação dos ônibus e metrôs a fim de atender não apenas às recomendações dos órgãos de saúde, como também a demanda que se torna mais exigente e cuidadosa com a maneira de se locomover na cidade.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024