Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

UNIÃO DE ESFORÇOS: ALMT e TCE pensam em formas de combater queimadas

Destaque será para a criação do Estatuto do Pantanal

24 de Setembro de 2020 as 07h 00min

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso estão unindo esforços para desenvolver estratégias de combate às queimadas em Mato Grosso.

A ALMT vai elaborar um plano multinível que envolva os outros dois poderes, Executivo e Judiciário, juntamente com representantes da sociedade organizada. “Dentro dessa proposta, vamos reunir com a Comissão de Meio Ambiente para definir o que será feito e, consequentemente, encaminharmos à Câmara Federal, que também está montando uma comissão mista com a Assembleia Legislativa. Essa sugestão deles [TCE] já vai adiantar bem esse estudo que a Câmara Federal vai necessitar. Então, vamos acatar a sugestão do TCE, instituir essa comissão para começar esse estudo imediatamente”, afirmou Botelho, ao destacar a importância da criação do Estatuto do Pantanal permanente.

De acordo com o presidente do TCE, Guilherme Maluf, essa situação é um problema que incomoda a todos e que precisa ser resolvida o quanto antes.

“Estamos vivendo essa seca que não teve igual pelo menos nos últimos 100 anos, e as queimadas, obviamente, em consequência dessa seca. Precisamos tomar atitudes mais consistentes”, disse, ao destacar a boa receptividade que teve ao fazer o convite a Botelho.

A ideia é que o planejamento estratégico a ser desenvolvido possa trazer resultado em médio prazo e que sejam efetivas.

“Neste ano já queimou, infelizmente. Mas vamos elaborar e apresentar ao governador e acredito que ele vai se sensibilizar. Estamos atrasados nisso, por exemplo, Rondônia já tem o seu planejamento que também foi liderado pelo TCE do estado. E com bons resultados. Então, Mato Grosso precisa fazer esse planejamento estratégico com todas as instituições falando a mesma linguagem e combater as queimadas”, concluiu Maluf.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024