Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

VERSÁTIL: Drone pode exercer múltiplas funções na produção de florestas

​​​​​​​ Equipamento garante mais precisão no monitoramento das áreas plantadas

23 de Fevereiro de 2021 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Do monitoramento de pragas e doenças a estimativas de produtividade da plantação. A versatilidade do drone tornou o equipamento uma importante ferramenta nas áreas de florestas plantadas. Com a demanda crescente por energia renovável, a silvicultura (com foco na produção de biomassa) tende a alçar voos cada vez mais altos, reforçando a necessidade da adoção das tecnologias disponíveis. É o que afirma Thamylon Dias, instrutor credenciado do Senar Mato Grosso.

“Em atividades como o plantio de florestas, usar tecnologia de ponta é fundamental. O drone é um exemplo, se torna ‘um satélite particular’ na propriedade”, comenta.

Thamylon apontou as potencialidades para o uso do drone na silvicultura de precisão. “É uma ferramenta dentro de um contexto que envolve várias fases. O drone funciona como um captador de dados – como fotos e vídeos – que após serem processados são transformados em informação. A partir disso, entram em cena o conhecimento técnico, tomada de decisão e a ação”, explica.

O instrutor lembra que são inúmeros os “serviços” oferecidos pelo drone. Entre eles, a produção de fotos panorâmicas, ortogonais, produção de ortomosaicos, imagens de reflectância, modelos digitais de superfície e de terreno, nuvem de pontos e videografia.

Entre as principais aplicações na silvicultura, Thamylon destaca a prospecção de áreas para arrendamento, avaliação prévia da situação ambiental, levantamento de dados e variáveis topográficas, monitoramento de pragas e doenças, acompanhamento constante do ciclo produtivo, auditoria de fases do processo produtivo em terceirizações, apoio à estimativa de produtividade (volume por hectare), uso de inimigos naturais (MIP) em florestas, rastreamento de fenômenos climáticos severos e sinistros.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024