Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: Brasil monitora situação do coronavírus; não há casos confirmados no país

Ministério da Saúde recomenda evitar viagens para a China

29 de Janeiro de 2020 as 11h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria 

Nesta terça-feira (28), o governo brasileiro recomendou que a população evite viagens à China em razão do aumento do nível de alerta global para transmissão do novo coronavírus. O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, destacou que não há casos confirmados da infecção no Brasil. "Este momento é de tranquilizar a população brasileira. Não temos ainda nenhum caso identificado no Brasil", asseverou Mandetta.

O Ministério da Saúde pedirá a atualização de planos de contingência aos estados. No momento, um caso suspeito é monitorado em Belo Horizonte. Ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que até então restringia a questão do coronavírus à província de Wuhan, passou a considerar a China como um todo. "É bom deixar claro que o Brasil já tem total capacidade de identificar o coronavírus. Nesta fase, é importante identificarmos se já existe a circulação do vírus no país", reforçou o ministro.

Carnaval no Brasil

O ministro da Saúde tranquilizou a população sobre o Carnaval destacando que a maior parte dos turistas que vem ao Brasil durante as celebrações não são da Ásia. “De qualquer maneira, todos os portos e aeroportos estão preparados e farão ações de vigilância. A nossa vigilância em saúde no Brasil é reconhecida, principalmente, pela capilaridade do SUS. O Brasil possui uma equipe de profissionais capacitados e que já passaram por outras epidemias de vírus. Todos os rumores e suspeitas do coronavírus são detectados e avaliados", explicou o ministro.

Coronavírus em Minas Gerais

Há um caso suspeito em Minas Gerais de uma paciente que foi para Wuhan (China). O estado da paciente é bom, ela está em isolamento. O Governo do Brasil monitora o caso.

Preparação do SUS

Ainda não há qualquer caso confirmado do coronavírus em território brasileiro, mas o Ministério da Saúde já está preparando toda rede do Sistema Único de Saúde para possíveis confirmações. No momento, o Governo do Brasil atua mais no campo da prevenção, seguindo as orientações da OMS. “Hoje, pela manhã, conversei com o presidente Jair Bolsonaro e o coloquei a par das novas orientações da OMS sobre o coronavírus. Ele me solicitou que mantenha a população brasileira informada e prepare o sistema de saúde do país para o atual cenário", disse Mandetta.

Recomendações de prevenção

Em termos de qualquer epidemia de síndrome respiratória, deve-se lavar as mãos repetidas vezes durante o dia, usando sabão por, no mínimo, 20 segundos; também deve-se evitar espirrar ou tossir sem proteger as pessoas próximas (cobrir as vias aéreas); evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe; não circular ou expor as pessoas quando houver sintomas de gripe; evitar locais com grande aglomeração de pessoas.

Cuidados na Pecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também acompanha a situação do coronavírus junto ao Ministério da Saúde. De maneira geral, o coronavírus também pode causar infecções em animais. Entretanto, as investigações ainda estão em andamento para identificar e estabelecer as espécies com potencial de ser um reservatório dessa doença.

Até o momento, com base nas informações disponíveis, não há relatos do vírus em qualquer espécie animal. A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) não fez nenhuma restrição de comercialização de produtos e de animais. O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária esclarece que a recomendação geral é que animais doentes nunca devem ser abatidos para consumo. Já animais mortos devem ser enterrados ou eliminados com segurança. O contato com carcaças e fluidos deve ser realizado apenas com uso adequado de roupas protetoras.

 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024