Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

VILA RICA Vaqueiro que matou procuradores é condenado a 47 anos de prisão

Procuradores foram mortos por desconfiar que o homem estava furtando gado e revendendo os animais

08 de Agosto de 2019 as 00h 00min

José Bonfim foi a júri por assassinato de procuradores do DF e do RJ – Foto: TJMT/Assessoria

DA REPORTAGEM

 

O vaqueiro José Bonfim Alves Santana, 45 anos, foi condenado a cumprir 47 anos e 3 meses de prisão (mais um ano e meio de detenção) pelo assassinato de dois procuradores estaduais em uma fazenda em Vila Rica. O júri começou na terça (6) e terminou na madrugada desta quarta-feira (7) no Fórum de Vila Rica.

Saint-Clair Martins Souto, 78 anos, e Saint-Clair Diniz Martins Souto, pai e filho, respectivamente, foram mortos a tiros em Vila Rica em setembro de 2016. Um dia depois, Bonfim foi preso em Colinas/TO e confessou o crime. Desde então o vaqueiro está preso na Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa.

A previsão, anteriormente, era de que o júri se estendesse até hoje (8), no entanto, terminou antes do esperado. Bonfim deve retornar ao presídio onde vai cumprir a pena.

 

JÚRI

A viúva e mãe das vítimas, Elizabeth Diniz Martins Souto, é advogada e atuou como assistente de acusação e a nora dela, viúva de Saint Clair Filho, Maria Cecília de Marco Rocha, que é juíza federal, foi representada como assistente de acusação pelo advogado Mário Alves Ribeiro.

“Extremamente triste, porque a vida toda subi na tribuna e nunca pude imaginar que já no apagar das luzes, há tantos anos de profissão, querendo parar, eu fosse fazer Justiça ao meu marido e ao meu filho”, declarou.

No julgamento, o vaqueiro confessou o assassinato dos procuradores, mas se manteve em silêncio durante a audiência. “Primeiro eu queria pedir desculpa para a família das vítimas, pedir desculpa para a população de Vila Rica, cumprimentar a bancada aqui. O povo que veio assistir, a expectativa deles é ouvir um depoimento meu mais específico, mas no momento achei por bem não falar nada”, disse José Bonfim.

 

O CASO

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Bonfim atirou em Saint-Clair quando o idoso estava montado em um cavalo. A vítima foi atingida pelas costas enquanto andava pela propriedade.

O funcionário, então, foi até o curral da fazenda e procurou pelo filho da vítima dizendo que o pai havia caído no pasto. Os dois foram a cavalo até o local indicado por Bonfim.

No momento em que Saint-Clair viu o pai caído, desceu do cavalo e se aproximou. Bonfim, ainda montado no cavalo, atirou e matou a segunda vítima pelas costas. O funcionário ainda escondeu os corpos das vítimas.

Para o MPE, Bonfim matou as vítimas porque os procuradores teriam desconfiado que o funcionário estava furtando gado e revendendo os animais deles. O vaqueiro confessou o crime, tanto à polícia quando à Justiça de Mato Grosso.

Quando do início das novas investigações sobre o crime de furto de gado, o delegado Gutemberg de Lucena afirmou à época que o funcionário teria causado um prejuízo de, pelo menos, R$ 1 milhão às vítimas.

Com a quebra do sigilo bancário, a polícia descobriu que a movimentação financeira na conta do funcionário nos últimos meses era bem maior do que salário que ele recebia, de R$ 1,2 mil por mês. Ele foi capturado após fazer um saque em uma agência em Colinas do Tocantins. Bonfim era funcionário da família há oito anos.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024