Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 30 de Junho de 2024

Noticias

“É descabido STF descriminalizar porte da maconha", diz Botelho

29 de Junho de 2024 as 08h 09min

Eduardo Botelho se posiciona contra decisão do Supremo – Foto: Divulgação

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (União) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Botelho questionou o entendimento ao alegar que a comercialização da maconha é proibida no Brasil.

“Sou contra essa decisão do Supremo. Tem que partir do seguinte princípio: a comercialização da droga é proibida. Se você pega uma pessoa com produto roubado é crime, e um produto que veio de origem clandestina tem que ser também. Eu acho totalmente descabida essa decisão”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a Corte Suprema invadiu a competência do Legislativo. “E é também uma questão de lógica. Não tem como você dar legalidade, porque senão é crime, então é legal”, disse.

Botelho vai ao encontro da defesa do governador Mauro Mendes (União), que na noite desta terça-feira (26) criticou fortemente a decisão, e apontou omissão do Legislativo nacional sobre o assunto.

“É lamentável esse debate. Primeiro, não deveria estar acontecendo no Supremo Tribunal Federal. [...] Não deve ser o Supremo a fazer as leis deste país. Cadê o Congresso Nacional? Cadê os nossos senadores e deputados para fazer esse debate?”, questionou.

Ao todo, sete ministros do STF votaram a favor da descriminalização e apenas três foram contra. Com o fim do julgamento, quem foi pego com portando maconha deve ser enquadrado como “ilícito de natureza administrativa”, sem consequências penais. Assim, poderá ficar afastado, por exemplo, o registro na ficha criminal do usuário.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Taxa para compras de até US$ 50 não incidirá sobre medicamentos

Publicado em 30 de Junho de 2024 ás 08h 10min


Jantar sela acordo para Mesa da AL; Júlio deverá ser vice de Max

Publicado em 30 de Junho de 2024 ás 06h 08min


Flamengo: poucos cartões e disciplina são chaves para evitar mais baixas

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 14h 16min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024