Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

ÁGUA BOA: Alta do arroz deve alavancar área plantada com o cereal

Primeira estimativa de área plantada é superior à passada

23 de Setembro de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Muitos produtores de arroz faliram por causa de políticas públicas equivocadas nas últimas décadas no país, que seguraram de forma artificial os valores do arroz para que o consumidor tivesse preços acessíveis. Em contrapartida, quebraram a cadeia produtiva. Em Água Boa, de 45 mil hectares plantados com arroz na década de 80, houve uma queda para 2,2 mil hectares na última safra.

Se para a dona de casa o preço do arroz está alto, para o produtor, a saca de 60kg está sendo cotada hoje a R$ 100, com 60% de grãos inteiros. O engenheiro agrônomo Lúcio Motta Filho disse que para a próxima safra, os preços tendem a reduzir um pouco, mas jamais chegarão a baixos valores.

Por esse motivo, a primeira estimativa de área plantada com arroz é superior à passada, de 5 mil hectares no município. Lúcio Motta destacou que o mercado do arroz está assumindo um novo patamar na agricultura brasileira.

Em 2015, o Brasil produziu 12 milhões de toneladas de arroz. Em 2019, foram 11 milhões de toneladas. Apesar da queda de produção, na contramão, o consumo disparou. Em Água Boa, o ponto de virada foi 2004. Após uma profunda crise de preços, as lavouras de soja começaram a ocupar o cerrado da região no lugar do arroz.

Naquele ano os preços do arroz ficaram abaixo do custo de produção, enquanto o governo federal importava de países parceiros. De lá para cá, a migração dos produtores naturalmente foi para o campo da soja, que tem preços mais confiáveis na balança mundial de exportação. Já o arroz tem preços balizados internamente pelo Brasil, o que gera cada vez mais incertezas.

Veja Mais

Avanço tecnológico será o destaque da Siltomac

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 09h 28min


Nova linha de graneleiros é destaque na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 08h 26min


Pivô de alta performance para irrigação será apresentado pela primeira vez na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 07h 26min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024