Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

ÁGUA BOA: Nove animais morrem de raiva bovina

Bezerros morreram de raiva bovina

19 de Março de 2021 as 13h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Nove bezerros morreram de Raiva Bovina em uma propriedade no interior de Água Boa, no Médio Araguaia. O caso começou a ser investigado no último final de semana e a confirmação por exame ocorreu na quarta (17). A informação é do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

A propriedade, localizada entre o Projeto de Assentamento (PA) Jaraguá e a região da “Visão”, começou a registrar os primeiros óbitos a cerca de 15 dias. O Indea começou a notificar as propriedades circunvizinhas para que os produtores realizem a vacinação do rebanho.

Água Boa possui um rebanho de aproximadamente 350 mil animais. Outras duas propriedades estão sendo acompanhadas por suspeita de novos focos da doença. É o segundo foco da doença no Médio Araguaia em uma semana. O último caso registrado na região foi no dia 15 de março, em Querência.

O Indea pede que todos as propriedades num raio de 10 km do foco realizem a vacinação do rebanho contra a raiva e a revacinação após 30 dias. Após as aplicações, o produtor deve apresentar Nota Fiscal das vacinas no Instituto.

O vírus, no ambiente urbano, é propagado por cães e gatos. Já no meio rural, pelo morcego. A raiva é uma zoonose e o principal transmissor nos herbívoros é o morcego hematófago da espécie “Desmodus rotundus”, que contaminado pelo vírus, elimina o micro-organismo pela saliva nos bovinos. A doença não tem cura ou tratamento. Uma vez contaminado, o animal vai a óbito, justificando o cuidado no manejo do rebanho.

A doença é percebida através dos seguintes sintomas: andar cambaleante; paralisia das pernas traseiras e dianteiras; prostração e por fim a morte; alguns animais parecem engasgados, mas essa já é a manifestação da doença (não coloque a mão); agressividade; salivação excessiva.

Veja Mais

Empresas podem regularizar dívidas tributárias com desconto de até 40%

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 06h 52min


José Carlos Ramalho: um empresário seguro para recomeçar

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 06h 26min


ANTT debate alterações no contrato da BR-163

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 05h 50min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024