Noticias
Águas de Sinop orienta população sobre como evitar entupimentos
13 de Fevereiro de 2026 as 07h 12min
Cuidados ajudam a evitar transtornos durante as chuvas – Foto: Assessoria
Com a intensificação do período chuvoso, a Águas de Sinop reforça a importância de cuidados no uso correto da rede de esgoto para evitar entupimentos, vazamentos e outros transtornos que impactam a rotina da população.
Durante as chuvas, o sistema de esgotamento sanitário pode sofrer sobrecarga, especialmente quando recebe resíduos que não deveriam ser descartados pela rede, como lixo doméstico, restos de alimentos, óleo de cozinha, panos, plásticos e outros materiais sólidos. Além disso, ligações irregulares de calhas e ralos de água da chuva à rede de esgoto comprometem o funcionamento do sistema.
De acordo com o gerente de Operações da Águas de Sinop, Tarcisio Freire, a colaboração da população é fundamental nesse período. “A rede de esgoto foi projetada exclusivamente para receber esgoto doméstico. Quando resíduos sólidos ou água da chuva entram no sistema, aumentam os riscos de entupimento e extravasamento. Pequenas atitudes dentro de casa fazem uma grande diferença para o funcionamento da rede como um todo”, destaca.
A concessionária orienta que o óleo de cozinha usado seja armazenado em recipientes e destinado corretamente, que o lixo seja descartado no local adequado e que não sejam feitas ligações irregulares de água pluvial à rede de esgoto. Essas práticas ajudam a preservar o sistema e garantem mais segurança, saúde e bem-estar para toda a cidade.
A Águas de Sinop segue atuando de forma preventiva e educativa, reforçando que o cuidado com a rede de esgoto é uma responsabilidade compartilhada e essencial, especialmente durante o período chuvoso.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Assembleia aprova CPIs contra facções e demarcações de terras
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 08h 10min
Procon orienta sobre direitos dos consumidores com mudanças na CNH
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 06h 11min
CAT Sorriso fortalece a agricultura regenerativa
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 05h 11min
