Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Ônibus escolares passam por vistoria em Sorriso

16 de Julho de 2025 as 15h 17min

Inspeções avaliam frota pública e terceirizada - Foto: Assessoria

A frota de transporte escolar utilizada pela rede municipal de ensino de Sorriso passará, ao longo desta semana, por uma série de vistorias obrigatórias. A inspeção será realizada por uma comissão ligada ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), em conjunto com servidores do município e agentes da Guarda Municipal.

Os trabalhos começaram na garagem da frota municipal. A primeira etapa será dedicada aos veículos pertencentes à própria prefeitura. Na terça (15), a vistoria se volta aos ônibus operados por empresas terceirizadas. Nesta quarta (16), a frota passará por uma nova avaliação, desta vez com a presença de representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE).

Segundo dados da gestão municipal, 136 veículos são responsáveis por transportar aproximadamente seis mil alunos das zonas urbana e rural. As inspeções seguem critérios técnicos e observam cerca de 40 itens obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles, cintos de segurança, estado dos pneus, conservação interna, sinalização e funcionamento do tacógrafo.

Veículos que apresentarem irregularidades deverão ser reapresentados em até 48 horas, após a devida correção. O cronograma semestral de vistorias tem como objetivo evitar falhas que possam comprometer a segurança dos estudantes.

Apesar de regulares, essas inspeções vêm em meio à recorrente preocupação de pais e responsáveis com a conservação dos ônibus. Em outras ocasiões, denúncias sobre más condições de alguns veículos já chegaram à Câmara Municipal.

A responsabilidade por manter o transporte escolar em condições adequadas é compartilhada entre a administração direta e as empresas contratadas por meio de licitação pública. As exigências técnicas são as mesmas para ambas as modalidades. A realização das vistorias é condição para que o município continue apto a receber repasses federais para o transporte escolar. O cronograma deve ser concluído até o dia de hoje.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

CMN regulamenta novo fundo de investimento em infraestrutura social

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 15h 39min


Yamaha apresenta motos autônomas, elétricas e movidas a hidrogênio no Japão

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 14h 39min


Prepara Varejo segue para Sinop, Rondonópolis e Primavera do Leste

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 13h 38min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025