Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

Ônibus escolares passam por vistoria em Sorriso

16 de Julho de 2025 as 15h 17min

Inspeções avaliam frota pública e terceirizada - Foto: Assessoria

A frota de transporte escolar utilizada pela rede municipal de ensino de Sorriso passará, ao longo desta semana, por uma série de vistorias obrigatórias. A inspeção será realizada por uma comissão ligada ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), em conjunto com servidores do município e agentes da Guarda Municipal.

Os trabalhos começaram na garagem da frota municipal. A primeira etapa será dedicada aos veículos pertencentes à própria prefeitura. Na terça (15), a vistoria se volta aos ônibus operados por empresas terceirizadas. Nesta quarta (16), a frota passará por uma nova avaliação, desta vez com a presença de representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE).

Segundo dados da gestão municipal, 136 veículos são responsáveis por transportar aproximadamente seis mil alunos das zonas urbana e rural. As inspeções seguem critérios técnicos e observam cerca de 40 itens obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles, cintos de segurança, estado dos pneus, conservação interna, sinalização e funcionamento do tacógrafo.

Veículos que apresentarem irregularidades deverão ser reapresentados em até 48 horas, após a devida correção. O cronograma semestral de vistorias tem como objetivo evitar falhas que possam comprometer a segurança dos estudantes.

Apesar de regulares, essas inspeções vêm em meio à recorrente preocupação de pais e responsáveis com a conservação dos ônibus. Em outras ocasiões, denúncias sobre más condições de alguns veículos já chegaram à Câmara Municipal.

A responsabilidade por manter o transporte escolar em condições adequadas é compartilhada entre a administração direta e as empresas contratadas por meio de licitação pública. As exigências técnicas são as mesmas para ambas as modalidades. A realização das vistorias é condição para que o município continue apto a receber repasses federais para o transporte escolar. O cronograma deve ser concluído até o dia de hoje.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min


4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min


PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min


Jornal Online

Edição nº1696 - 16/12/2025