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Ônibus invadiu pista e colidiu com carreta que trafegava em horário não permitido
12 de Agosto de 2025 as 05h 31min
Frente do ônibus ficou destruída – Foto: Só Notícias
O grave acidente na noite de sexta (8) envolvendo um ônibus interestadual da empresa Rio Novo e uma carreta Volvo FH 440 deixou 11 mortos e 46 feridos no km 648 da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. As investigações iniciais apontam imprudência de ambos os motoristas.
De acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o ônibus, que seguia de Cuiabá para Sinop, invadiu a pista contrária em um trecho de curva e faixa contínua, colidindo frontalmente com a carreta que vinha no sentido oposto. A batida ocorreu na faixa de rolamento da carreta, a cerca de três horas do destino final do veículo de passageiros.
Por outro lado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que o veículo de carga, que transportava caroço de algodão, trafegava fora do horário permitido para veículos longos. Embora tivesse autorização especial, o documento só permitia o tráfego diurno ou, à noite, apenas em rodovias de pista dupla — o que não era o caso do local do acidente.
“O acidente foi resultado de uma série de imprudências, tanto do ônibus quanto da carreta”, afirmou o chefe da PRF em Mato Grosso, Maikon Fraida. A regra para caminhões e carretas com mais de 19 metros determina circulação do amanhecer ao pôr do sol, inclusive nos fins de semana e feriados, salvo exceções previstas.
O impacto foi tão forte que deixou o ônibus completamente destruído na parte frontal e espalhou a carga da carreta pela pista. O trecho ficou interditado por cerca de 10 horas e só foi liberado na manhã de sábado (9). Entre as vítimas fatais estão o motorista do ônibus, Luis Augusto Araújo Santos, e passageiros de diferentes cidades, incluindo uma médica, uma estudante de Direito e uma técnica de enfermagem.
Segundo a PRF, a colisão ocorreu por volta das 21h40, quando a visibilidade já era reduzida e o fluxo de veículos era intenso devido ao horário de pico de viagens interestaduais. Esse fator, somado à curva e à ausência de iluminação no trecho, contribuiu para a gravidade do acidente.
A empresa Rio Novo informou que o veículo era novo, com dois andares e capacidade para até 70 passageiros, e havia passado por vistoria no mês passado. No momento do acidente, transportava 66 pessoas. A concessionária Nova Rota do Oeste, que administra o trecho, informou que 26 feridos foram classificados em estado moderado, 12 em estado grave e oito tiveram lesões leves.
O trabalho de resgate envolveu equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), PRF e funcionários da concessionária, que atuaram durante toda a madrugada para retirar vítimas presas às ferragens e prestar atendimento no local. Ambulâncias precisaram fazer diversas viagens para hospitais de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop.
Cinco corpos foram encaminhados para a Politec de Sinop e quatro para a unidade de Nova Mutum. Houve ainda dois óbitos confirmados nos hospitais de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A identidade de todas as vítimas já foi confirmada.
O laudo pericial definitivo, que trará detalhes sobre a dinâmica exata e as causas do acidente, ainda será concluído. A expectativa é que o documento indique se houve tentativa de ultrapassagem forçada por parte do ônibus, como suspeitam investigadores, e de que forma o tráfego irregular da carreta influenciou no desfecho da colisão.
Fonte: DA REPORTAGEM
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