Noticias
Área de gergelim deve crescer 30% nesta safra
11 de Abril de 2023 as 13h 00min

Com o plantio do milho segunda safra praticamente concluído, agricultores de Canarana miram o foco para o cultivo de gergelim.
O município é considerado a capital nacional da semente e deve registrar um aumento de aproximadamente 30% na área destinada à cultura, repetindo o que também aconteceu com o milho.
O plantio de gergelim na propriedade do agricultor Rafael José Wilbert já foi concluído. Nesta safra, segundo ele, a cultura ocupou uma área maior na fazenda.
“Nós tivemos dois anos que foi plantado mais tarde e não deu tão bom, mas esse ano estamos plantando dentro de uma janela. Está sendo uma boa alternativa em termos de composição de renda para propriedade, um dinheiro que sempre ajuda. Tirando o milho, ele é o que está vindo em segundo lugar. A demanda é grande dele, é elevada, um mercado bastante aquecido para o gergelim aqui na região”, comenta Wilbert.
Ano a ano, o gergelim ganha espaço nos municípios do Vale do Araguaia, região nordeste de Mato Grosso. Canarana é destaque no cultivo, tanto que hoje é o maior produtor da semente no Brasil. Nesta temporada, o gergelim deve ocupar 75 mil hectares em Canarana, 30% a mais que na safra passada.
“Primeiro houve uma concentração aqui no nosso município de Canarana e os outros municípios ao redor passaram a ver que fora da janela de milho existia uma opção que é o gergelim. A partir do momento em que se estabilizou uma quantidade de produção anual de gergelim, se ganhou o mercado internacional”, diz o presidente do Conselho Brasileiro de Feijão e Pulses (CBFP), Marcos da Rosa.
Conforme o presidente do Conselho, com o crescimento da produção do grão, empresas que exportam gergelim começaram a se estabelecer na região.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min
ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min
Pragas podem dizimar até 60% da lavoura antes da colheita
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 15h 37min