Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 26 de Abril de 2026

Noticias

Árvores nativas são plantadas para recuperação de nascentes em Tangará

22 de Março de 2022 as 06h 01min

Árvores nativas estão sendo plantadas próximo das nascentes – Foto: Divulgação

Mudas de espécies nativas estão sendo plantadas próximas às nascentes do Rio Queima-pé, em Tangará da Serra, para revitalização e preservação da região. São 1,5 mil mudas que foram produzidas e doadas por uma usina de Nova Olímpia.

O gerente de sustentabilidade Caetano Henrique Grossa explicou que esse trabalho feito por voluntários já foi desenvolvido em outros municípios do estado e apresentaram bons resultados.

“A companhia possui um projeto que conserva e preserva 246 nascentes dos municípios de Nova Olímpia e Denise, e agora mais essa nascente em Tangará da Serra fará parte desse projeto”, disse.

As árvores estão sendo plantadas na cabeceira e no entorno das nascentes do Rio Queima-pé, responsável pelo abastecimento da cidade. O trabalho faz parte do projeto de recuperação do córrego, desenvolvido pelo Instituto Pantanal Amazônia de Conservação.

“Um projeto como esse é essencial para fazer com que a cidade continue funcionando. Sem água, não somos nada”, pontuou o voluntário Vitor Campos.

Esse trabalho de reflorestamento é mais uma etapa de revitalização da nascente do rio, que começou em setembro do ano passado. Na época, foi feita a limpeza do rio para aumentar a capacidade de armazenamento da água. A recuperação da mata ciliar faz parte da etapa final do projeto.

“O que ainda precisa ser feito são adequações na estrada que corta essa área de nascentes para reter uma maior quantidade da água da chuva que escoa pela estrada, pois essa água que escoa acaba carregando sedimentos para o leito do rio e prejudicando o trabalho que já foi feito”, disse o consultor ambiental Décio Siebert.

De acordo com Décio, depois de quase seis meses de trabalho, os primeiros resultados já apareceram. “Já houve um aumento da vasão que é possível observar. Esse é o nosso primeiro resultado”, ressaltou.

A expectativa agora é que seja feito o mesmo em outras nascentes de córregos afluentes para preservação do meio ambiente.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Pneus Agrícolas especiais serão apresentados na Agrishow

Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 12h 27min


Conflito encarece fertilizantes e trava compras no 2º trimestre

Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 10h 25min


Safra de grãos deve bater recorde com alta de 11,9%

Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 08h 22min


Jornal Online

Edição nº1785 - 25e27/04/2026