Noticias
100% de mão de obra de reeducandos na construção de unidades prisionais
04 de Janeiro de 2026 as 06h 15min
Um dos exemplos é a nova unidade prisional de Barra do Garças – Foto: Divulgação
Um dos braços da política de reintegração de pessoas privadas de liberdade do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Justiça de Mato Grosso, é o emprego de mão de obra de reeducandos na construção de obras públicas. Um dos exemplos é a nova unidade prisional de Barra do Garças, que está com 95% das obras concluídas.
Com capacidade para 432 vagas, o investimento faz parte do plano de expansão do Sistema Penitenciário estadual que, a partir de 2019, mais que dobrou o número de vagas nos presídios de Mato Grosso.
A nova unidade está localizada às margens da BR-158 e a execução das obras é totalmente com mão de obra de reeducandos, que são remunerados pelo serviço. Um grupo trabalha na fábrica de soluções de engenharia e pré-moldados anexa à Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, onde são feitas todas as estruturas. Em seguida, elas são transportadas até Barra do Garças e na cidade, outro grupo de custodiados da unidade local trabalha na montagem.
“Os presídios construídos no Estado foram feitos com 100% da mão de obra de pessoas privadas de liberdade. Além dessas unidades, a empresa também constrói escolas e moradias e quando a pessoa sai da unidade prisional tem a possibilidade de continuar empregada por meio dessa parceria de reintegração social”, salientou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira
O novo presídio de Barra do Garças tem previsão de entrega para o início de 2026: “Essa unidade não é apenas um aumento numérico; ela representa a implementação de um modelo que atende aos padrões de segurança e que garante a oferta de programas de trabalho e educação, essenciais para que os custodiados possam ter uma real chance de reintegração à sociedade”, pontuou o secretário.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Páscoa na Praça movimenta Praça da Bíblia e reúne famílias em Sinop
Publicado em 01 de Abril de 2026 ás 14h 58min
Realizada entrega de kits de uniformes escolares para alunos da rede municipal de Nova Xavantina
Publicado em 01 de Abril de 2026 ás 13h 57min
Carne sustentável ganha força e vira prioridade para o consumidor
Publicado em 01 de Abril de 2026 ás 12h 56min
