Noticias
14 anos depois, Sinop e Cacerense voltam a disputar o título da Segunda Divisão
02 de Junho de 2026 as 04h 56min
Clubes garantiram retorno à elite do Estadual em 2027 – Foto: Divulgação
O Campeonato Mato-grossense da Segunda Divisão de 2026 terá um reencontro carregado de história. Quatorze anos depois da decisão de 2012, Sinop FC e Cacerense voltam a medir forças em uma final estadual. Além da disputa pelo troféu, os dois clubes já celebram um objetivo importante: o acesso garantido à primeira divisão do Mato-grossense de 2027.
A última vez que Sinop e Cacerense decidiram a Segundona foi em julho de 2012. Na ocasião, o Galo do Norte abriu vantagem no primeiro confronto ao vencer por 2 a 0 no Gigante do Norte. Na partida de volta, em Cáceres, segurou o empate sem gols e confirmou o título estadual diante do adversário. A campanha marcou o retorno do clube sinopense à elite do futebol mato-grossense e ficou registrada como uma das conquistas importantes da história recente do time.
Agora, em 2026, o roteiro coloca novamente os dois frente a frente. O Sinop chega embalado após eliminar o Santa Cruz na semifinal. No duelo de ida, venceu por 1 a 0 fora de casa, em Barra do Bugres, com gol do atacante Cleberson Tiarinha. Neste domingo (31), diante da torcida no Gigante do Norte, administrou a vantagem e confirmou a vaga na decisão com um empate sem gols. A classificação também selou o retorno do clube à primeira divisão estadual.
A campanha sinopense vem sendo marcada pela consistência defensiva e pela força em momentos decisivos. Depois de uma primeira fase segura, a equipe mostrou maturidade no mata-mata e chega à final invicta nos confrontos eliminatórios, com a confiança elevada para buscar mais uma taça estadual.
Do outro lado, o Cacerense também precisou superar um caminho duro. Após perder o jogo de ida da semifinal para o Uirapuru por 2 a 1 em casa, o time de Cáceres reagiu no confronto de volta e venceu por 2 a 0 em Campo Verde, fechando o placar agregado em 3 a 2. A reação garantiu vaga na decisão e confirmou o retorno da equipe à elite do futebol mato-grossense na próxima temporada.
FESTA EM SINOP
No Sinop, o sentimento após a classificação foi de valorização do trabalho construído ao longo da competição. O técnico Eduardo Muller destacou a entrega do elenco e o peso da vaga conquistada.
“É uma classificação muito importante para o clube, para a cidade e para todos que acreditaram nesse projeto desde o início. O grupo entendeu a responsabilidade da competição, trabalhou muito e foi competitivo em cada partida. Conseguimos o acesso, que era um objetivo fundamental, mas sabemos que ainda temos uma final pela frente e queremos fechar esse trabalho com o título”.
Autor do gol decisivo na semifinal de ida, o atacante Cleberson Tiarinha também comemorou o momento vivido pelo clube. “A gente sabia da responsabilidade de recolocar o Sinop na primeira divisão. Foi uma caminhada de muita dedicação e muita entrega do grupo. Poder ajudar com gol é sempre especial, mas o mais importante foi conquistar essa vaga. Agora é manter o foco porque temos mais uma decisão e queremos dar essa alegria completa ao torcedor.”
A final de 2026 reúne duas camisas tradicionais do futebol mato-grossense e reedita uma disputa que ficou marcada no calendário estadual. De um lado, o Sinop busca repetir o desfecho de 2012 e levantar novamente a taça da Segundona. Do outro, o Cacerense tenta transformar o reencontro em revanche e voltar ao topo do campeonato.
Depois de 14 anos, a história coloca novamente Sinop e Cacerense frente a frente — agora com acesso garantido, mas com mais um capítulo decisivo ainda por escrever.
Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Veja Mais
CPI vai apurar venda irregular de espaços no Cemitério de Sinop
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 08h 19min
Pneus de alta resistência: espaço em operações agrícolas e urbanas
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 06h 17min
ANTT aponta 55% de avanço nas obras de ferrovia entre Mato Grosso e Goiás
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 04h 12min
