Noticias
15% do milho cultivado está fora do período considerado ideal
09 de Abril de 2025 as 10h 26min

As chuvas irregulares têm tirado o sono dos produtores de milho em Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso. Muitos apostaram no cereal fora da janela ideal de plantio e agora a preocupação é com o clima, que ameaça o desenvolvimento da lavoura.
Na propriedade do produtor Dilvão Roberto Pase em que antes o céu fechado trazia alívio para o campo, agora já não garante tal tranquilidade. As chuvas que beneficiaram a safra de soja, apresentam menor frequência para o milho. O que acende o alerta para o cereal cultivado fora do período recomendado.
O produtor conta ao Mais Milho que tem 75% da lavoura de milho considerada em risco e que com 14 dias alguns talhões já encharutaram. “E, um pouco de perda já tem, porque deu uns dias de sol. O milho é uma cultura sensível, precisa de água o tempo todo. Começou a dar pancadas de chuvas mais isoladas. É sinal de que a chuva está acabando. A gente fica bem apreensivo. Nós temos praticamente 80% da safra comercializada. Precisamos de cada grãozinho que vai produzir”, frisa Dilvão.
A preocupação com a irregularidade das chuvas preocupa até mesmo quem conseguiu plantar o milho mais cedo, dentro de uma janela menos arriscadas. A torcida no município é pela continuidade das chuvas para garantir produtividade e rentabilidade.
O produtor Moacir Guarnieri comenta que encerrou o plantio do milho no dia 20 de fevereiro. Entretanto, o veranico de dez dias registrado o deixou preocupado. “Esse mês teria que chover inteiro para termos safra cheia. Plantamos com custo alto, o dólar estava lá em cima. Uma média de 100 sacas por hectare é só o custo para quem arrenda. Perder uma ou duas chuvas… é a diferença entre lucro e prejuízo”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min