Noticias
15% do milho cultivado está fora do período considerado ideal
09 de Abril de 2025 as 10h 26min
    Em Boa Esperança do Norte, cerca de 30% da lavoura de milho foi semeada fora da janela considerada ideal – Foto: Divulgação
             
      As chuvas irregulares têm tirado o sono dos produtores de milho em Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso. Muitos apostaram no cereal fora da janela ideal de plantio e agora a preocupação é com o clima, que ameaça o desenvolvimento da lavoura.
Na propriedade do produtor Dilvão Roberto Pase em que antes o céu fechado trazia alívio para o campo, agora já não garante tal tranquilidade. As chuvas que beneficiaram a safra de soja, apresentam menor frequência para o milho. O que acende o alerta para o cereal cultivado fora do período recomendado.
O produtor conta ao Mais Milho que tem 75% da lavoura de milho considerada em risco e que com 14 dias alguns talhões já encharutaram. “E, um pouco de perda já tem, porque deu uns dias de sol. O milho é uma cultura sensível, precisa de água o tempo todo. Começou a dar pancadas de chuvas mais isoladas. É sinal de que a chuva está acabando. A gente fica bem apreensivo. Nós temos praticamente 80% da safra comercializada. Precisamos de cada grãozinho que vai produzir”, frisa Dilvão.
A preocupação com a irregularidade das chuvas preocupa até mesmo quem conseguiu plantar o milho mais cedo, dentro de uma janela menos arriscadas. A torcida no município é pela continuidade das chuvas para garantir produtividade e rentabilidade.
O produtor Moacir Guarnieri comenta que encerrou o plantio do milho no dia 20 de fevereiro. Entretanto, o veranico de dez dias registrado o deixou preocupado. “Esse mês teria que chover inteiro para termos safra cheia. Plantamos com custo alto, o dólar estava lá em cima. Uma média de 100 sacas por hectare é só o custo para quem arrenda. Perder uma ou duas chuvas… é a diferença entre lucro e prejuízo”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Irmãos Mattana representam MT no V Meeting FCA de Atletismo
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 06h 48min
STF dá aval à lei que regula benefícios a empresas signatárias à Moratória da Soja
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 05h 48min
Rede de enfrentamento à violência doméstica define novas ações em Lucas do Rio Verde
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 04h 47min
