Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

1 em cada 5 aviões da frota agrícola do país está em MT

02 de Julho de 2024 as 05h 35min

Um dos objetivos do setor é desmistificar que a aviação agrícola não funciona – Foto: Divulgação

Com mais de 630 aviões, Mato Grosso se consolidou neste ano como o estado que possui a maior frota de aeronaves agrícolas do país. A crescente presença dos aviões no estado auxilia para os números recordes de produtividade registrados nas lavouras do estado.

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle, contou que durante 12 anos o tamanho da frota dobrou. “Esses números são muito impulsionados pelo MT. Na última safra a gente passou de 100 milhões de hectares aplicados no Brasil, em algumas áreas a aplicação pode ser de até oito vezes”, pontua Colle.

Ele explica durante o programa que, a cada avião que entra no mercado, a expectativa é de uma geração de 50 vagas de emprego. O impacto econômico é direto e quando se fala em produção, como a soja, as áreas com avião costumam ter três sacas da oleaginosa a mais. Além disso, a pulverização aérea está auxiliando em pesquisas. “Algumas startups do estado já estão pesquisando soluções para as empresas que querem aumentar a sua aplicação”.

O Sindag cuida de toda a cadeia de pulverização. Atualmente, possuem sócios em 24 estados do país e o trabalho básico é representar o setor, qualificar as empresas que prestam serviços e melhorar a imagem da pulverização para a sociedade.

Em 2018, o sindicato percebeu que precisava de mais um braço e assim, o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) foi criado. O objetivo do instituto é trabalhar diretamente com capacitação e trazer o produtor rural, dono de avião, para mais perto.

“Esse é um dos nossos focos aqui em MT, porque muitas fazendas possuem aviões. As fazendas não são sócias do Sindag, mas, hoje, elas podem se associar ao Ibravag para fortalecer e melhorar a qualidade das aplicações para desmistificar que a aviação agrícola não funciona”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025