Noticias
44 entidades do agro brasileiro repudiam falas de CEO da França
26 de Novembro de 2024 as 12h 13min
    Posição do CEO do Carrefour é considerada infundada - Foto: Carrefour/Divulgação
             
      44 entidades do setor produtivo brasileiro, incluindo mato-grossense, emitiram no sábado (23) uma carta aberta em resposta às declarações do CEO do Carrefour quanto à suspensão da aquisição de carnes produzidas no Mercosul pelas lojas na França.
Na carta, as entidades representantes da cadeia produtiva brasileira afirmam considerar a posição do CEO do Carrefour na França “não apenas infundada”, mas também classificam a mesma como “desprovida de coerência com os princípios do livre mercado, da sustentabilidade e da cooperaçãointernacional”.
Entre as entidades nacionais estão a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Já entre as mato-grossenses Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
A decisão da gigante do varejo mundial, para o setor da cadeia produtiva brasileira, “demonstra uma abordagem protecionista que contradiz o papel de uma empresa global com operações em mercados diversos e interdependentes”.
Eles ressaltam que o posicionamento do Carrefour francês não só “desvaloriza” a qualidade e a sustentabilidade das carnes produzidas no Mercosul, mas como também “prejudica o diálogo e a parceria necessária para enfrentar desafios globais como a segurança alimentar”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
STF dá aval à lei que regula benefícios a empresas signatárias à Moratória da Soja
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 05h 48min
Rede de enfrentamento à violência doméstica define novas ações em Lucas do Rio Verde
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 04h 47min
Semana de Regularização do Simples Nacional acontece até o dia 7 em Sorriso
Publicado em 03 de Novembro de 2025 ás 14h 52min
