Noticias
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
15 de Dezembro de 2025 as 11h 14min
Coronel Assis retirou assinatura da proposta – Foto: Divulgação
Quatro dos oito deputados federais representantes de Mato Grosso são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, conhecida como reforma administrativa. Levantamento realizado pelo portal Estadão, aponta ainda que os outros quatro parlamentares preferiram não se manifestar.
Entre os parlamentares mato-grossenses, os deputados Coronel Assis (União-MT), Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), Rodrigo da Zaeli (PL-MT) e Gisele Simone (União-MT) informaram “não” ao apoio. Já os deputados Coronel Fernanda (PL-MT), Juarez Costa (MDB-MT) e Nelson Barbudo (PL-MT) não deram retorno à consulta. O deputado José Medeiros (PL-MT) não quis responder.
A PEC 38/2025, protocolada em outubro na Câmara dos Deputados com 171 assinaturas – incluindo inicialmente as dos mato-grossenses Coronel Assis, Coronel Fernanda e Nelson Barbudo –, prevê mudanças na gestão pública e eleva a inclusão digital a direito fundamental.
O texto propõe a introdução de planejamento estratégico por resultados, acordos de desempenho e avaliação periódica de servidores, além de criar a Estratégia Nacional de Governo Digital, com obrigações de interoperabilidade para estados e municípios. A proposta também busca racionalizar a estrutura do serviço público, vedando benefícios como adicionais por tempo de serviço e licenças-prêmio.
Em novembro, Coronel Assis havia retirado sua assinatura da proposta, alegando que o texto “exige uma análise mais aprofundada” e debate amplo para assegurar “segurança jurídica e equilíbrio federativo”. Vários outros deputados de diferentes estados também retiraram apoio, mas a PEC segue em tramitação, sem data para votação. Para ser aprovada, a proposta precisa de pelo menos 308 votos favoráveis em dois turnos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 07h 13min
