Noticias
4ª em ranking nacional, Lucas reforça status de “cidade de oportunidades”
26 de Janeiro de 2023 as 05h 45min

Para que uma cidade mantenha um crescimento contínuo e ordenado, sendo destaque em nível estadual e, principalmente, nacional, é preciso que oportunize alguns elementos atrativos. E a junção de geração de empregos, saúde e educação de qualidade, segurança e programas de habitação formam uma aliança que aquece a economia.
Essa é a visão que o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro (Cidadania), trouxe na entrevista exclusiva concedida ao Diário do Estado MT nesta semana. Afinal, manter-se entre os primeiros colocados de rankings em nível nacional, demanda muito trabalho e articulação.
“A Administração Pública deve fazer a sua parte no apoio ao empresariado para criar um ambiente propício a esse investidor”, explica Vaz. Isso porque Lucas do Rio Verde foi classificada, pelo segundo ano consecutivo, como a cidade do Brasil, entre aquelas de até 80 mil habitantes, em geração de empregos (ficando atrás apenas de Itapema/SC, Lençóis Paulista/SP e Cristalina/GO. Em Mato Grosso, liderou o ranking em 2022, subindo uma posição em relação ao ano anterior.
“A geração de empregos no município segue registrando bons resultados, segundo o Sine (Sistema Nacional de Emprego). E o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) contabilizou o saldo total de 2.449 empregos”, completa o prefeito.
Além das áreas fortalecedoras da economia luverdense, Miguel Vaz destacou também os dados recentes do Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam crescimento populacional no município. Mas seria esse número condizente com a realidade?
JOSÉ ROBERTO – O município já é há tempos destaque em setores como educação e agroindustrialização. E a geração de emprego, então acompanhou esse crescimento?
MIGUEL VAZ - Sempre tenho dito, e inclusive é o nosso slogan, “Lucas do Rio Verde, Cidade de Oportunidades”. Para isso, é preciso atrair investidores. Receber bem o empresariado de outras regiões do país os estimula a fazer seus investimentos. Também é preciso criar uma perspectiva de mostrar o futuro para as pessoas. Elas enxergam que o município vai na direção do crescimento, como já acontece há mais de 15 anos essa escalada no crescimento. Precisamos manter esse ambiente apropriado para investimentos e mostrar à sociedade qual a direção que o município segue. O que uma pessoa pensa quando escolhe residir em Lucas? Enxerga uma cidade de oportunidades. O trabalho satisfaz uma das principais necessidades.
JR – Quais as demais?
MV – Nosso viés direciona para uma educação pública de qualidade. Precisamos construir escolas e ter mão de obra qualificada. Também prezamos por uma saúde pública de qualidade, porque além da educação pública, a maioria da população não tem condições de pagar escola particular ou plano médico. E (essas áreas) precisam ser de qualidade, com profissionais qualificados e infraestrutura adequada. As unidades de saúde têm uma taxa de cobertura superior a 95% das famílias. São 17 unidades, cada uma atendendo em torno de 1,2 mil famílias.
JR – O setor de segurança também é uma das preocupações de qualquer Administração Pública.
MV – Uma pessoa se sente tranquila com elemento da segurança pública, a sensação de segurança. O Município vem investindo no setor. Trabalhamos de forma integrada com as forças de segurança, dando todo o apoio necessário ao Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). Estamos investindo recursos no novo Batalhão da PM, vamos construir uma nova base para os Bombeiros. Estamos com o projeto pronto para ampliação do prédio da PJC e logo vamos instalar a unidade de Cavalaria. Isso só na parte física, além dos investimentos em tecnologia. Com a fibra óptica, elaboramos um ‘cercamento digital’, que cobre toda a cidade. São mais de 90 km de fibra óptica, e dessa rede central deriva para escolas, unidades de saúde e laboratórios. Além disso teremos o videomonitoramento, com 128 câmeras sendo instaladas. Um convênio foi assinado junto ao Governo do Estado e receberemos mais de 279 câmeras.
JR – O alto valor cobrado nos aluguéis complica um pouco a situação de quem tem baixa renda. Nesse ponto, quais ações a Administração tem tomado quanto à habitação?
MV – Nós entendemos que o sonho do brasileiro é ter uma casa própria, ele precisa de programas habitacionais. E realmente, o preço do aluguel na região é muito alto. Muita demanda e pouca oferta. No início da gestão, concluímos 350 unidades que estavam em construção e firmamos parceria com o Governo do Estado, por meio do MT Par, e com a Caixa Econômica Federal, e logo vamos iniciar a construção de 1.536 unidades de apartamentos. Além disso, estamos colocando à disposição dos trabalhadores, de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil de renda, terrenos com preços mais acessíveis e melhores condições de pagamentos. É preciso esse olhar, é um conjunto de serviços e ações que o Poder Público para que a pessoa tenha a sensação de que aqui é o lugar para ela construir a vida dela, sentimento de pertencimento. O Poder Público precisa enxergar esse horizonte mais amplo, nesse movimento crescente e sustentável. Nosso desafio na Administração é fazer com que infraestrutura e o serviço públicos de qualidade sejam para todos.
JR – Na prévia do último Censo, divulgado no final do ano passado, Lucas do Rio Verde conta com 83.770 habitantes. Essa era uma estimativa prevista? E o que está sendo desenvolvido, em termo de ações, pela Prefeitura para estimular a participação de quem ainda não respondeu aos recenseadores?
MV – O levantamento está na reta final, e esse número veio aquém da nossa expectativa, que era algo próximo a 100 mil habitantes. A gente respeita o trabalho do IBGE, nos colocamos à disposição para contribuir, mas temos a percepção de que muitas residências não foram visitadas ou seus moradores não foram localizados, muito porque é uma cidade composta de trabalhadores e jovens ausentes nos horários de visita dos recenseadores. No nosso banco de dados da saúde, por exemplo, temos mais de 135 mil pessoas cadastradas – incluindo moradores daqui e de fora da cidade, que buscam atendimento. Vamos trabalhar para encontrar uma forma de cruzar dados e realmente chegar a algumas conclusões. Não sabemos ao certo quais critérios, a partir daí, são usados pelo Instituto, mas acreditamos minimamente que Lucas do Rio Verde tem mais de 90 mil habitantes.
JR – Independente de quantas pessoas moram aqui, as previsões para o município são bem mais animadoras.
MV – A região é muito promissora, e Lucas do Rio Verde é uma cidade para viver bem e investir.
Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Veja Mais
PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min
Cuiabá: morador filma baderna na madrugada e enquadrada da PM no Bosque da Saúde
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 07h 09min
Duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã é cobrada como medida de urgência
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 05h 09min