Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 03 de Julho de 2025

Noticias

66% dos consumidores sinopenses pretendem comprar no comércio local

05 de Junho de 2025 as 06h 44min

26% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 300 com o presente – Foto: Divulgação

Levantamento realizado pelo CISE (Centro de Informações Socioeconômicas) da Unemat, em parceria com a CDL Sinop, revela que 66% dos consumidores pretendem realizar suas compras do Dia dos Namorados em lojas do comércio local. O dado reforça o papel estratégico da data comemorativa para o varejo sinopense, movimentando diferentes segmentos, como vestuário, flores, cestas de café da manhã, cosméticos e refeições especiais.

A pesquisa, que ouviu 190 consumidores, também mostra que 26% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 300 com o presente. Outros 29% afirmaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 17% disseram que irão investir entre R$ 200 e R$ 300. Já 14% planejam gastos de até R$ 100. Esse cenário revela um tíquete médio relevante, especialmente se considerado o impacto positivo em setores que oferecem produtos e serviços personalizados ou com maior valor agregado.

De acordo com o economista e coordenador do CISE, Feliciano Azuaga, os números revelam mais do que boas expectativas para o comércio local – eles também sinalizam uma dinâmica econômica mais estável.

“Os dados refletem a confiança do consumidor na economia local e também uma valorização do comércio de Sinop. Essa intenção de compra mais elevada indica uma expectativa de aquecimento nas vendas, o que é essencial para movimentar a economia urbana. Além disso, quando os consumidores escolhem comprar na própria cidade, fortalecem o ciclo virtuoso da economia local, gerando empregos, receita e estimulando novos investimentos”.

A pesquisa também apontou que, em comparação a 2024, 34% dos consumidores afirmam que pretendem gastar mais neste Dia dos Namorados. Outros 40% planejam gastar o mesmo valor, enquanto apenas 14% declararam que vão gastar menos. Esse dado reforça o momento de otimismo e mostra que a data tende a ser mais forte que a do ano passado, especialmente entre casais que buscam experiências ou presentes mais elaborados.

Para o presidente da CDL Sinop, Edmundo Costa Marques Neto, os resultados reforçam o potencial da data, mas também servem como motivador para que os empresários do setor se mobilizem. “A pesquisa ajuda a direcionar as estratégias dos lojistas e comprova que o consumidor sinopense continua priorizando o comércio local. Mas os dados também mostram que menos da metade dos comerciantes pretende fazer alguma campanha para o Dia dos Namorados. É fundamental que o setor aproveite esse cenário promissor, invista em promoções, ambientações temáticas e ações de divulgação para atrair ainda mais consumidores e garantir boas vendas”.

O CISE é uma iniciativa do Curso de Ciências Econômicas e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) da Unemat/Sinop. Desde 2013, em parceria com instituições como a CDL Sinop, acompanha indicadores fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade e da região, como o Índice de Confiança Empresarial (ICE) e o Índice de Preços ao Consumidor de Sinop (IPC Sinop).

R$ 22 BILHÕES

Apesar de uma leve queda no número de consumidores que pretendem comprar presentes (93 milhões neste ano, contra 95,9 milhões em 2024), o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22,14 bilhões no comércio brasileiro, segundo pesquisa da CNDL e do SPC Brasil. O valor considera um gasto médio de R$ 238 por pessoa. A maioria dos entrevistados (61%) planeja comprar apenas um presente, e os mais procurados continuam sendo roupas (38%), perfumes e cosméticos (34%) e calçados (20%).

Entre os que devem comprar, 33% afirmam que gastarão mais do que no ano passado, motivados por presentes melhores, aumento de preços e melhora na renda. Por outro lado, 16% devem reduzir os gastos, principalmente para economizar ou pagar dívidas.

A pesquisa também aponta que 57% das compras serão feitas em lojas físicas, com destaque para shoppings centers, enquanto 36% preferem a internet, principalmente por meio de aplicativos. A maioria pretende pagar à vista (69%), sendo o PIX a forma mais citada.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop

Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 04h 12min


Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min


Taxa de analfabetismo cai em MT

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 16h 10min


Jornal Online

Edição nº1580 - 03/07/2025