Noticias
71 câmeras de monitoramento de alta precisão estão em funcionamento em Sinop
13 de Novembro de 2024 as 05h 35min
Imagens são capturadas e disponibilizadas em tempo real para o CIOSP – Foto: DivulgaçãoA Secretaria de Segurança e Trânsito de Sinop confirmou que foi concluída a instalação de 71 câmeras do programa de vigilância e segurança eletrônica, Vigia Mais MT. Para a implantação, a Prefeitura de Sinop firmou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Adjunta de Integração Operacional.
As câmeras são modelos OCS (de reconhecimento de caractere óptico), com capacidade para leitura automática de placas; câmeras fixas e câmeras speed dome (que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento).
Essas imagens são capturadas e disponibilizadas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Cuiabá e em Sinop, por enquanto, as imagens dos equipamentos instalados são encaminhadas para a Guarda Civil Municipal, ao 11º Batalhão da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Civil de Sinop, que acompanham em tempo real as ocorrências registradas.
Uma unidade local da Central CIOSP será construída e equipada em sede própria, englobando o município, a Secretaria de Segurança e Trânsito, assim como todas as forças de segurança pública.
O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da parceria da Prefeitura de Sinop com o Governo do Estado na segurança pública da cidade. “Esses equipamentos vão ajudar as nossas forças de segurança a identificar criminosos e dar uma resposta rápida, elas [câmeras], estão espalhadas em vários lugares e vai ser uma 'mão na roda' para nossa segurança”.
O agente da Secretaria de Segurança e Trânsito, Ralf Figueiredo, enalteceu a importância dos equipamentos para o desempenho das atividades diárias da Guarda Civil Municipal, bem como de todas as forças de segurança, que estão integradas ao sistema.
“Esses novos equipamentos são voltados para a segurança pública em geral e foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Vai ajudar a identificar, veículos furtados e roubados, veículos com placas clonadas, sem contar que, a presença da câmera por si só, já inibi a ação de criminosos e passa uma sensação de segurança para a população”, destacou Ralf.
O PROGRAMA
O Programa Vigia Mais MT foi criado através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.
Sua finalidade é a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Homem é preso após golpear gerente do Machado com pá em Sinop
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 13h 04min
Com auxílio da irrigação, agricultor bate recorde de produtividade de milho
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 09h 48min
TJMT reconhece recurso da Amaggi e autoriza arresto de milho
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 07h 47min