Noticias
800 estalionatos são registrados no primeiro semestre deste ano em Sinop
19 de Julho de 2024 as 09h 10min
Crime exige 4 requisitos obrigatórios para sua caracterização – Foto: Divulgação
Sinop registrou, de janeiro a julho, 818 ocorrências de estelionatos, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, houve aumento de 3,4%. Conforme o Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP) foi registrada uma média de 136 ocorrências de estelionatos por mês no município.
Não há um montante do prejuízo causado, entretanto, em alguns casos passam de R$ 50 mil. Na sua maioria os golpes são aplicados através das redes sociais, desde o perfil falso em aplicativo de redes sociais, link falso, boleto falso, leilão de veículo, comércio de eletrônicos e eletrodomésticos e outros.
O crime de estelionato exige quatro requisitos obrigatórios para sua caracterização, sendo obtenção de vantagem ilícita; causar prejuízo a outra pessoa; uso de meio de ardil, ou artimanha, enganar alguém ou a levá-lo ao erro.
A ausência de um dos quatro elementos, seja qual for, impede a caracterização do estelionato. O crime aceita apenas a forma dolosa, ou seja, que haja real intenção de lesar, não havendo previsão forma culposa, ou sem intenção.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Estudantes exibem jogos educativos criados em aulas de programação
Publicado em 29 de Julho de 2026 ás 10h 44min
Eleitores poderão pedir voto em trânsito até 20 de agosto
Publicado em 29 de Julho de 2026 ás 09h 44min
Santa Carmem: equipe da Vigilância Ambiental participa de oficina sobre ACES
Publicado em 29 de Julho de 2026 ás 08h 43min
