Noticias
81% dos brasileiros se queixam de burocracia na hora de consumir
03 de Agosto de 2022 as 11h 00min
Comprar um produto, trocar mercadoria e acessar descontos: população enfrenta dificuldades – Foto: Assessoria
Enquanto o consumo das famílias foi um dos principais fatores responsáveis pela alta de 1% no PIB do país no primeiro trimestre de 2022, os brasileiros ainda sofrem com um entrave na hora de comprar bens e serviços: a complexidade para provar quem são.
Da aquisição de um produto em uma loja a troca de titularidade em contas de luz, gás ou serviços de telefonia, 81% da população afirma ter enfrentado alguma dificuldade relacionada à comprovação da própria identidade em situações de consumo. A necessidade de fazer cadastro, por exemplo, foi a razão pela qual 42% das pessoas já desistiram de fazer alguma compra.
Os dados são da pesquisa “Qual o custo de provar que você é você”, realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Unico, empresa líder de identidade digital. De acordo com o levantamento, 61% afirmam que perderam dinheiro devido à burocracia na hora de consumir.
Quase metade (48%) dos respondes já pagou mais caro em uma compra online porque não quis perder tempo criando cadastro em uma nova loja. Deixar de usufruir de desconto ao qual tinha direito em lojas, estacionamentos e farmácias por não estar portando documento de comprovação no momento é citado por 36% dos entrevistados.
Oito em cada dez afirmam que já perderam tempo ao ter que ir presencialmente contratar ou alterar um plano de consumo de telefonia. Sete em cada dez afirmam que perderam dinheiro porque não conseguiram comprar, vender ou alugar um automóvel, por não portarem um documento de identificação na hora de realizar essa tarefa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportações de algodão batem recorde em junho
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 18h 51min
Exportações de açúcar recuam quase 25% em receita no 1º semestre de 2026
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 17h 55min
Reforma tributária põe em risco o crédito de 66,2% das notas fiscais
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 15h 55min
