Noticias
9 ESTADOS: Mais de 990 mil pessoas vivem sem energia elétrica na região amazônica
Quase 1 milhão não possui serviço público de energia elétrica
04 de Dezembro de 2019 as 07h 00min

DA REPORTAGEM
Levantamento realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) aponta que 990.103 mil brasileiros vivem sem acesso ao serviço público de energia elétrica na Amazônia Legal – área que engloba nove estados que possuem vegetação amazônica. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão.
A análise focou em territórios habitados por indígenas, extrativistas, quilombolas e assentados. Os resultados mostram que 19% da população de terras indígenas não têm eletricidade. Para as pessoas que moram em Unidades de Conservação, esse número chega a 22% e, para os assentados rurais, é de 10%.
O Pará é o estado com mais pessoas sem acesso à energia elétrica: são 409.593 mil, o que representa 4,8% da população estadual. Já o Acre apresenta o maior percentual da população sem eletricidade, 10%, o que significa 87 mil habitantes.
O ranking de cidades com a maior quantidade de moradores sem energia elétrica também é liderado pelo Pará. No município de Breves, são mais de 77 mil pessoas. Em Portel, são quase 47 mil moradores sem eletricidade – em 2016, o IBGE indicou que a população local era de 59 mil pessoas.
De acordo com o IEMA, para chegar ao resultado de mais de 990 mil brasileiros sem eletricidade, a pesquisa foi dividida em duas fases. Uma etapa analisou o Sistema Interligado Nacional (SIN), rede de energia que conecta usinas aos consumidores de todo o Brasil. Outra parte foi avaliar sistemas isolados de energia, que são desconectados do SIN, e se concentram na região Norte – neste caso, foram considerados dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que indicavam a localização e a quantidade de pessoas atendidas por cada sistema isolado.
Veja Mais
ALMT cobra Banco do Brasil sobre dívidas de servidores
Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 06h 20min
Tatuador de Sinop finaliza estúdio com crédito da Desenvolve MT
Publicado em 28 de Julho de 2025 ás 04h 30min
Tecnologia exclusiva eleva eficiência e sustentabilidade
Publicado em 27 de Julho de 2025 ás 12h 36min