Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Ações contra Edna e Cattani devem avançar com fim dos recessos

01 de Agosto de 2023 as 08h 00min

Ação contra Edna na Câmara – Foto: Divulgação

A Câmara de Cuiabá e a Assembleia Legislativa retornam de recesso nesta semana.  As casas legislativas têm pela frente pautas consideradas importantíssimas.

No Parlamento Municipal, o retorno está agendado para esta terça (1º). Já a Assembleia voltou ontem (31), e tem a primeira sessão programada para quarta (2).

Na Câmara, as principais pautas são andamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que vai tratar do orçamento de R$ 4,2 bilhões do município no próximo ano e o início dos debates para a possibilidade de aumentar mais duas cadeiras na Casa, após o Censo do IBGE 2022 apontar o crescimento populacional na cidade, abrindo espaço para o aumento de representantes.

Além disso, os vereadores devem tratar do processo de investigação por quebra de decoro, na Comissão de Ética, contra a vereadora Edna Sampaio (PT), pelo recolhimento da verba indenizatória de sua ex-chefe de gabinete.

O esquema de apropriação contava com a participação do marido da parlamentar, William Sampaio, que tinha a missão de cobrar as transferências. Mesmo com a apuração, Edna contou em seu depoimento à Comissão, que a prática é legal e tem seguido com os mesmos "modus operandi".

Na AL, haverá discussões sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual (LDOA) 2024, passando por segunda votação, neste momento inicial, serão apresentadas as emendas do texto, que tem orçamento bruto estimado em R$ 34,4 bilhões.

Outra pauta polêmica é a apuração na Comissão de Ética, contra o deputado Gilberto Cattani (PL) por quebra de decoro, ao ter comparado mulheres grávidas a vacas prenhas, em um discurso de defesa contra o aborto.

O liberal tentou se "justificar", porém, acabou se afundando ainda mais. Ao se desculpar, dirigiu sua fala apenas às mulheres "honestas". Ele acabou sendo acionado pela OAB-MT e pela Defensoria Pública de MT (DPMT).

Fonte: DA REPORTAGEM - RD News

Veja Mais

Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min


Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025