Noticias
Ações serão implementadas imediatamente após conclusão dos estudos pela UFMT
Estudo está em desenvolvimento pela Secretaria de Saúde de Sinop em parceria com Universidade
10 de Maio de 2019 as 00h 00min

CLEMERSON MENDES
clemersonsm@msn.com
A pasta da Saúde costuma ser uma das, senão a que querer os maiores cuidados de uma administração pública, seja ela na esfera federal, estadual ou municipal.
Em Sinop não é diferente. Sempre operando no fio da navalha sob os olhares de desconfiança da população, e também da oposição a Secretaria de Saúde de Sinop, através do secretário Gerson Danzer, decidiu desenvolver um estudo que vida mapear e identificar a qualidade e as reais necessidades de melhoria no atendimento de cada Unidade Básica de Saúde (UBS), do município.
Para isso, a pasta firmou uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop para percorrer todas as unidades de saúde do município para identificar os pontos que precisam ser melhorados e aprimorados, desde o agendamento de consultas, passando pelo atendimento dos recepcionistas até chegar na consulta com os médicos.
Em entrevista ao Diário do Estado MT, o secretario indicou que um dos pontos fundamentais de mudança, é uma recepção qualificada. “Para esse atendimento em recepção nós queremos pessoas qualificadas, com perfil que acolham as pessoas, que entendam bem e deem atenção às pessoas. Então essa questão do paciente ser bem acolhido na recepção é fundamental”, declarou.
Um dos grandes entraves encontrados por gestões públicas é o servidor concursado que em muitas vezes ter o respaldo do concurso, deixa a desejar em suas atribuições e para isso o secretário também vê como importante combater o problema.
“Graças a Deus, hoje grande parte dos nossos servidores são comprometidos com o trabalho, mas também têm aqueles que não têm o mesmo comprometimento, e a estabilidade do servidor público às vezes prejudica um pouco essa situação, isso a UFMT [através do estudo] vai nos apontar e nós vamos tomar providências para arrumar isso, nós temos que trabalhar em cima de eficiência”, afirmou.
PACIENTES DE OUTROS LOCAIS
O secretário apontou também outro fator que acaba por dificultar o trabalho nas unidades de saúde. A vinda de pessoas das cidades vizinhas e até mesmo de outros estados, como é o caso do Pará, para buscarem atendimentos aqui. E isso acaba acarretando em um congestionamento não esperado pela administração pública.
“Vem gente de todo o Brasil para cá, e nós não podemos ser cobrados por falta de atendimento na prevenção. Muitas cidades vizinhas não têm a estrutura que temos aqui, então essas pessoas têm parentes aqui e vêm para cá, dão o endereço desse parente e vêm para cá quando estão muito mal. Sim, nós temos um atendimento muito bom, mas nós pagamos por isso”, apontou.
ENTREGA DOS RESULTADOS
A previsão é que a UFMT entregue em 60 dias os resultados com o diagnóstico de cada unidade de saúde de Sinop e segundo o secretário Gerson Danzer, a aplicação das ações começam de forma imediata à entrega
Veja Mais
Sinop avança na discussão sobre nova lei para eventos no município
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 07h 43min
MT deve colher 54 milhões de toneladas de milho; falta de armazéns e preço em queda preocupam
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 06h 43min
Bens de construtora falida vão a leilão; imóveis somam mais de R$ 120 milhões
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 05h 44min