Noticias
Abílio Brunini anuncia fusão de secretarias e 60 cortes de cargos
08 de Setembro de 2025 as 11h 16min

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou uma minirreforma administrativa. A iniciativa prevê a fusão de secretarias e a demissão de 60 servidores comissionados. Segundo o prefeito, a medida deve resultar em uma economia de cerca de R$ 15 milhões. “Acredito que vai chegar a 60 demissões no total, por causa dessas fusões. Acaba reduzindo um contrato, dois, e vai ficando com um contrato só”, explicou.
A primeira mudança significativa envolve a Secretaria de Educação. O secretário Amauri Monge passará a ser ordenador de despesas não apenas de sua pasta, mas também das secretarias de Cultura, comandada por Johynny Everson, e de Esporte, sob Jefferson Neves. “É temporário, não sabemos se isso vai continuar para o ano que vem”, resumiu Brunini.
Outra modificação é a fusão das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Trabalho. A nova pasta será chamada de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (SDTA).
A terceira alteração envolve a fusão da Secretaria de Mobilidade Urbana com a de Segurança Pública, aprovada recentemente pela Câmara Municipal. “As mudanças vêm para dar economicidade, mas também para que essas secretarias não percam eficiência e bons resultados”, afirmou o prefeito.
O projeto que prevê a fusão das pastas e mais atribuições ao secretário de Educação ainda precisará passar pela aprovação da Câmara. Brunini detalhou que a fusão de Educação, Esporte e Cultura proporcionará economia de R$ 6 milhões, apenas com a redução de contratos redundantes. Com essas alterações, Abilio Brunini reforçou que a prefeitura busca eficiência, redução de custos e manutenção da qualidade nos serviços públicos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 11h 37min
Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min
Mauro nega enfraquecimento de grupo de governadores
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 09h 36min