Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Abílio decide trocar radares por lombadas eletrônicas em Cuiabá

17 de Junho de 2025 as 13h 16min

Prefeito de Cuiabá diz que medida visa mais transparência - Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), autorizou a abertura de licitação para a contratação de lombadas eletrônicas que devem substituir os atuais radares fixos instalados na capital. Segundo ele, a decisão foi tomada diante da iminente expiração do contrato com a empresa responsável pelos radares em operação.

“Eu não quero mais radares. Quero mudar isso”, afirmou o prefeito ao justificar a troca. Abílio explicou que a atual prestadora de serviços não oferece a tecnologia de lombadas eletrônicas — que exibem, em tempo real, a velocidade do veículo e estão bem sinalizadas no local.

A substituição, segundo o gestor, tem como objetivo aumentar a clareza no controle de velocidade e reduzir o caráter punitivo das fiscalizações de trânsito. “O cidadão acaba sendo penalizado muitas vezes por má sinalização e por equipamento escondido. Isso acaba sendo quase um caça-níquel”, criticou.

Para o prefeito, as lombadas eletrônicas são mais eficazes por promoverem conscientização, mesmo que representem um custo maior para os cofres públicos. “Quando colocamos um equipamento um pouco mais caro, mas que traz mais resultado, vale o investimento”, avaliou.

A gestão avalia que a visibilidade e a transparência dos dispositivos reduzem a sensação de punição e ampliam o efeito educativo sobre os motoristas. Desde o início do mandato, Abílio tem buscado marcar posição em temas polêmicos, especialmente os ligados ao cotidiano dos cidadãos. A troca dos equipamentos faz parte dessa estratégia.

A decisão também repercute em meio a críticas sobre a arrecadação com multas na capital, que teria crescido nos últimos anos. A prefeitura, no entanto, não informou qual a média atual de autuações por radar. O projeto ainda precisa cumprir etapas administrativas e será submetido ao crivo da Procuradoria-Geral do Município antes do lançamento do edital.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Temporal atinge Guarantã e deixa moradores isolados

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 08h 18min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026