Noticias
Abílio prevê derrota de senadores em 2026
24 de Setembro de 2025 as 07h 42min

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a criticar os senadores de Mato Grosso e afirmou que Jayme Campos (União) e Carlos Fávaro (PSD) não conseguirão a reeleição em 2026. Fávaro está licenciado do cargo e atualmente comanda o Ministério da Agricultura.
As declarações ocorreram em meio à discussão da PEC da Blindagem, que condiciona a abertura de processos criminais contra parlamentares à autorização das Casas Legislativas, por votação secreta. “A maioria dos senadores que está lá sabe que não volta. Em Mato Grosso, Jayme e Fávaro não se reelegem”, disse Abilio. Ele reforçou que ambos perderam apoio popular: “Se o Fávaro fosse candidato hoje, ganharia? Nem a pau. Jayme tem chance? Nem a pau”.
Segundo o prefeito, os dois parlamentares passaram a priorizar interesses pessoais. “Estão fazendo acordos e cuidando do futuro político, talvez fora do Senado. Não estão mais defendendo a população, mas sim os próprios interesses”, afirmou.
Abilio já havia feito críticas semelhantes em ocasiões anteriores, mas desta vez intensificou o tom ao citar diretamente os nomes dos senadores. Para ele, há um desgaste crescente da imagem dos congressistas, reflexo da postura em votações polêmicas em Brasília.
A PEC foi aprovada pela Câmara em segunda votação, com 344 votos a favor e 133 contrários, e seguirá para análise do Senado.
Da bancada de Mato Grosso, Jayme Campos e Margareth Buzetti (PP) votaram contra a medida, enquanto Wellington Fagundes (PL) se posicionou a favor. O voto dividido entre os representantes do Estado evidencia também a fragmentação das alianças políticas em Brasília.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Acrinorte: Debastiani é reeleito presidente e priorizará fortalecimento da Norte Show
Publicado em 24 de Setembro de 2025 ás 09h 44min
Marfrig e BRF anunciam conclusão de acordo que dá origem à MBRF
Publicado em 24 de Setembro de 2025 ás 08h 43min
Hospital Regional de Colíder abre o ambulatório de hansenologia
Publicado em 24 de Setembro de 2025 ás 06h 41min