Noticias
A baleia bicentenária
15 de Junho de 2025 as 05h 14min

A baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus), espécie típica das águas geladas do Ártico, impressiona não apenas pelo porte — com machos que chegam a 20 metros e a maior boca do reino animal, medindo até 7 metros — mas também pela longevidade. Estudos indicam que esses mamíferos marinhos podem viver mais de 200 anos, como revela o IFL Science.
Pesquisadores estimam essa impressionante expectativa de vida com base em métodos como a análise de lentes oculares, que crescem em camadas ao longo do tempo e acumulam ácido aspártico.
A taxa de racemização desse aminoácido permite calcular a idade do animal com precisão. Uma baleia com 211 anos já foi registrada. Outro indício veio em 2007, quando caçadores nativos do Alasca encontraram uma ponta de arpão de pedra embutida em uma baleia — datada de 1880, o que sugeria uma idade de cerca de 130 anos.
A longevidade dessa espécie está ligada a uma vida de crescimento lento, reprodução tardia (fêmeas só atingem a maturidade entre 18 e 33 anos), intervalos longos entre gestações e poucos predadores naturais.
Segundo o biólogo João Pedro de Magalhães, essas baleias evoluíram com mecanismos para retardar o envelhecimento e resistir a doenças.
Apesar de ser um dos mamíferos mais longevos do planeta, a baleia-da-groenlândia ainda perde o posto de ser vivo mais duradouro para o molusco quahog-do-oceano, que pode viver mais de 500 anos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Municípios se preparam para atrair grandes investimentos
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min
Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min
Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min