Noticias
Abate de bovinos aumenta em outubro em Mato Grosso
Quantidade aumentou 17,93% em outubro em relação ao mês anterior, para 386,38 mil cabeças
26 de Novembro de 2021 as 06h 00min
A quantidade de bovinos abatidos em Mato Grosso aumentou 17,93% em outubro em relação ao mês anterior, para 386,38 mil cabeças, informou, em boletim semanal, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o instituto, a alta foi puxada pelo acréscimo de 32,03% no abate de machos, “uma vez que animais oriundos de confinamento foram ofertados com mais intensidade”.
Assim, o abate de bovinos machos de 12 e 24 meses somou 114,29 mil cabeças, incremento de 52,5% ante setembro. E os bovinos criados em Mato Grosso e enviados para outros estados somaram 6,96 mil cabeças, alta de 15,3% em outubro ante setembro.
“Para novembro, já é observada uma menor oferta de animais abatidos, uma vez que o produtor tem retido boa parte deles no pasto, na expectativa de melhora no preço da arroba, fator que pode resultar na queda dos abates”, diz o Imea, em nota.
RELAÇÃO DE TROCA
Diante da valorização mais intensa no preço da ureia ante a arroba do boi gordo, a relação de troca alcançou elevados patamares em 2021 na média mato-grossense.
Nas últimas semanas, a Rússia acompanhou a decisão da China, que devido à crise energética enfrentada pelo país asiático, delimitou um teto nas exportações de nitrogenados no intuito de contornar a situação de escassez no mercado interno. Com isso, o sal mineral proteinado, o qual contém a ureia como um de seus componentes, registrou um aumento de 35,61% nos últimos 12 meses.
Esse resultado é melhor analisado pela relação de troca ureia/boi, que apresentou uma constante valorização desde janeiro/21, e em setembro/21 resultou em 13,30 arrobas necessárias para se adquirir uma tonelada de ureia.
Se este cenário de alta perdurar, cabe ao produtor se planejar para o próximo período de seca, com o intuito de evitar um cenário de relação de troca ainda mais apertada. As informações partem do Imea.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Reino Unido convoca bancos para reunião de emergência sobre nova IA da Anthropic
Publicado em 20 de Abril de 2026 ás 12h 24min
Assembleia tira do governador decisão sobre gastos com shows
Publicado em 20 de Abril de 2026 ás 10h 17min
Descarte irregular de lixo entra na mira da fiscalização em Matupá
Publicado em 20 de Abril de 2026 ás 08h 25min
