Noticias
Abel faz ajustes táticos e deve começar com Mayke como ponteiro
28 de Setembro de 2023 as 10h 40min

Antes de embarcar para Buenos Aires, na Argentina, o Palmeiras realizou terça-feira seu último treino tático em São Paulo.
Ontem, a delegação desembarcou na capital argentina, onde enfrenta nesta quinta-feira (28), às 20h30, o Boca Juniors, pela primeira partida da semifinal da Libertadores, em La Bombonera.
O principal objetivo do técnico Abel Ferreira e sua comissão técnica nos treinamentos, realizados antes da partida contra o Boca, é melhorar a eficácia do ataque, que marcou apenas dois gols nos últimos cinco jogos, além de buscar uma solução efetiva para a vaga de Dudu. O atacante só volta a jogar no segundo semestre de 2024 e ainda não tem um substituto definido.
A possível escalação do Palmeiras para o jogo de hoje tem: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.
É isso mesmo: o lateral-direito Mayke, mais uma vez, foi escalado de ponteiro, assim como aconteceu no jogo de ida das quartas de final, diante do Deportivo Pereira, na Colômbia. O jogador, aliás, marcou um dos gols da equipe, que contou com força efetiva daquele lado do campo ao contar também com Marcos Rocha.
Entre os jogos decisivos da semifinal da Libertadores, o Palmeiras terá o Red Bull Bragantino como adversário pelo Brasileirão, no domingo, às 17h30, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Verdão segue sete pontos atrás do Botafogo e ainda na disputa pelo título.
FRAQUEZA
OFENSIVA
Desde que o camisa 7 machucou o joelho na partida contra o Vasco, Abel Ferreira testou diferentes opções. A usada mais recentemente teve Mayke como ponta direita e Artur na esquerda, mas o camisa 14 tem tido dificuldades após mudar de lado.
Sem o Dudu, o time perde muito em criatividade? Depois da derrota de quinta-feira na Arena Grêmio, Abel Ferreira citou a falta de eficácia na frente como um dos problemas do Verdão, que ainda é o segundo melhor ataque do Brasileiro, com 38 gols em 24 jogos, atrás apenas de Botafogo e Grêmio, ambos com 39.
Mas de fato, nos últimos jogos houve uma queda no aproveitamento nos arremates a gol. De acordo com dados do Wyscout, o Palmeiras finaliza 15,2 vezes em média por jogo no Brasileirão, sendo 5,69 delas no alvo.
Desde o jogo contra o Vasco, em que Dudu saiu ainda no primeiro tempo, o número de conclusões certas só ficou acima da média contra o Goiás, em que venceu com gol já nos acréscimos com Breno Lopes, e também no empate em 0 a 0 com o Deportivo Pereira, pela Libertadores.
Nesta sequência de pior aproveitamento ofensivo, o Palmeiras tem investido mais em cruzamentos. Contra Grêmio e Goiás, por exemplo, foram 41 tentativas do fundamento, quase o dobro da média alviverde em todo o Brasileirão (21,9, segundo o Wyscout).
O time de Abel Ferreira é notadamente forte nas jogadas aéreas, mas muitas das tentativas recentes foram diante da dificuldade de invadir a área adversária. Na quinta, por exemplo, Gustavo Gómez em parte do segundo tempo virou praticamente um centroavante.
Abel já passou ao elenco em outras temporadas a meta de atingir o "15-15-15" nos jogos: 15 finalizações, 15 desarmes e 15 cruzamentos. O volume de jogo, portanto, está próximo do pedido, mas a pontaria e as tentativas pelo alto destoam.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lucas do Rio Verde assume alvará sanitário de alto risco
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 12h 40min
Prefeitura inicia obra da sede da Guarda Civil de Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 44min
Idosos e PCDs participam do Banho Assistido na Praia do Cortado em Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 39min