Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Julho de 2025

Noticias

Abel faz ajustes táticos e deve começar com Mayke como ponteiro

28 de Setembro de 2023 as 10h 40min

Abel conversa com Gustavo Gómez em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Antes de embarcar para Buenos Aires, na Argentina, o Palmeiras realizou terça-feira seu último treino tático em São Paulo.

Ontem, a delegação desembarcou na capital argentina, onde enfrenta nesta quinta-feira (28), às 20h30, o Boca Juniors, pela primeira partida da semifinal da Libertadores, em La Bombonera.

O principal objetivo do técnico Abel Ferreira e sua comissão técnica nos treinamentos, realizados antes da partida contra o Boca, é melhorar a eficácia do ataque, que marcou apenas dois gols nos últimos cinco jogos, além de buscar uma solução efetiva para a vaga de Dudu. O atacante só volta a jogar no segundo semestre de 2024 e ainda não tem um substituto definido.

A possível escalação do Palmeiras para o jogo de hoje tem: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.

É isso mesmo: o lateral-direito Mayke, mais uma vez, foi escalado de ponteiro, assim como aconteceu no jogo de ida das quartas de final, diante do Deportivo Pereira, na Colômbia. O jogador, aliás, marcou um dos gols da equipe, que contou com força efetiva daquele lado do campo ao contar também com Marcos Rocha.

Entre os jogos decisivos da semifinal da Libertadores, o Palmeiras terá o Red Bull Bragantino como adversário pelo Brasileirão, no domingo, às 17h30, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Verdão segue sete pontos atrás do Botafogo e ainda na disputa pelo título.

FRAQUEZA
OFENSIVA

Desde que o camisa 7 machucou o joelho na partida contra o Vasco, Abel Ferreira testou diferentes opções. A usada mais recentemente teve Mayke como ponta direita e Artur na esquerda, mas o camisa 14 tem tido dificuldades após mudar de lado.

Sem o Dudu, o time perde muito em criatividade? Depois da derrota de quinta-feira na Arena Grêmio, Abel Ferreira citou a falta de eficácia na frente como um dos problemas do Verdão, que ainda é o segundo melhor ataque do Brasileiro, com 38 gols em 24 jogos, atrás apenas de Botafogo e Grêmio, ambos com 39.

Mas de fato, nos últimos jogos houve uma queda no aproveitamento nos arremates a gol. De acordo com dados do Wyscout, o Palmeiras finaliza 15,2 vezes em média por jogo no Brasileirão, sendo 5,69 delas no alvo.

Desde o jogo contra o Vasco, em que Dudu saiu ainda no primeiro tempo, o número de conclusões certas só ficou acima da média contra o Goiás, em que venceu com gol já nos acréscimos com Breno Lopes, e também no empate em 0 a 0 com o Deportivo Pereira, pela Libertadores.

Nesta sequência de pior aproveitamento ofensivo, o Palmeiras tem investido mais em cruzamentos. Contra Grêmio e Goiás, por exemplo, foram 41 tentativas do fundamento, quase o dobro da média alviverde em todo o Brasileirão (21,9, segundo o Wyscout).

O time de Abel Ferreira é notadamente forte nas jogadas aéreas, mas muitas das tentativas recentes foram diante da dificuldade de invadir a área adversária. Na quinta, por exemplo, Gustavo Gómez em parte do segundo tempo virou praticamente um centroavante.

Abel já passou ao elenco em outras temporadas a meta de atingir o "15-15-15" nos jogos: 15 finalizações, 15 desarmes e 15 cruzamentos. O volume de jogo, portanto, está próximo do pedido, mas a pontaria e as tentativas pelo alto destoam.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

TCE cobra ações urgentes para meta de saneamento

Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 13h 25min


Sema habilita Nova Ubiratã e S.R. Trivelato para emissão de licenças

Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 11h 24min


Vasco: Diniz pensa em alterações antes de encarar o Grêmio

Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 09h 21min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025