Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

ABERTO O PLANTIO: PM reforça patrulhamento rural com o fim do vazio sanitário

Policiamento ostensivo e fiscalização para prevenir crimes de roubos e furtos

22 de Setembro de 2020 as 10h 00min

​​​​​​​Ronda ostensiva para evitar roubos e furtos nas propriedades – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com o término do período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso, a Polícia Militar, por meio do patrulhamento rural, intensifica o policiamento ostensivo e a fiscalização para prevenir crimes de roubos e furtos de defensivos, insumos e maquinários nas propriedades rurais a partir desta semana.

Em Rondonópolis, o programa Patrulha Rural da PM reforça as ações com visitação em fazendas e áreas de plantio para garantir a segurança de 328 áreas cadastradas junto à polícia na região.

Para este período, a PM vem mobilizando mais de 350 policiais militares que passam a reforçar ainda mais as ações de policiamento ostensivo em mais de 15 mil propriedades rurais de Mato Grosso.

Desde a última quinta (17), produtores rurais estão autorizados a plantar soja no Estado; já que encerrou os três meses do período de vazio sanitário, iniciado em junho deste ano.

O comandante da 14º Companhia Independente de Força Tática, tenente-coronel Gleber Candido explica que as ações de segurança pública no campo visam inibir os roubos de defensivos agrícolas, tendo em vista o aumento da circulação e armazenamento de tais produtos nas propriedades.

“O desenvolvimento dos meios de comunicação entre a comunidade rural e a polícia, possibilita a diminuição do tempo de resposta e o auxílio das ferramentas de inteligência para tomada de decisão nas ações de segurança, bem como o desenvolvimento de estratégias regionais de cerco e contenção para repressão de ilícitos. Em 2020 foi possível alcançar importantes resultados, tal qual a redução de mais de 20% de furtos em propriedades rurais”, conta o tenente-coronel.

De março a 4 de abril, a PM prendeu 14 pessoas envolvidas em quadrilhas especializadas em roubos e furtos de defensivos agrícolas em Mato Grosso. As ações de repressão à prática criminosa ocorrem nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste e Vera. Mais de 150 galões e centenas de fardos de produtos líquido, granulado e em pó foram recuperados pelos policiais militares. Treze armas de fogo foram apreendidas nestas diligências com os suspeitos.

“O policiamento rural nunca parou, mas neste período reforçamos com medidas simples e eficazes como o contato direto com a PM por meio de aplicativos, grupos de mensagens que recebem solicitações, respondem dúvidas e denúncias relativas à segurança”, destaca o comandante da Força Tática de Rondonópolis, Gleber Candido.

O uso de tecnologias como GPS e aplicativos de celular são grandes aliados que auxiliam os policiais militares a agirem rápido; detendo as quadrilhas em flagrante e recuperando os defensivos agrícolas e os maquinários dos produtores rurais.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024