Noticias
Abilio diz que queda nas UPAs “curou” pacientes após corte de atestados
07 de Junho de 2025 as 11h 10min

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital caiu cerca de 30% nesta semana. A redução, segundo ele, coincide com a recomendação da prefeitura para que atestados médicos não sejam concedidos a pacientes com casos considerados de baixa gravidade.
Abilio atribui o recuo nos atendimentos à mudança de conduta em relação aos chamados “casos verdes”, classificação usada na triagem de risco do sistema público de saúde para indicar situações sem urgência. “O nosso enfrentamento a essa cultura do atestado curou muita gente. Mais de 30% do atendimento foi reduzido, foi curado milagrosamente, suspendendo o atestado”, afirmou o prefeito, em tom irônico.
Apesar da orientação, o prefeito ressaltou que a decisão sobre a emissão do atestado continua sob responsabilidade dos médicos. Segundo ele, a medida busca evitar que pessoas procurem as UPAs apenas para obter justificativa de ausência no trabalho.
Os dados mencionados por Abilio, segundo ele mesmo, são monitorados diretamente por seu gabinete a partir do sistema de saúde municipal.
O prefeito também criticou pacientes que, segundo ele, chegam às unidades alegando mal-estar sem sintomas visíveis e terminam o atendimento solicitando atestado. “Tem um CID próprio para isso, que é sem apresentação de nenhum tipo de sintoma”, destacou.
Em uma fala direcionada informalmente a empregadores, Abilio sugeriu que fiquem atentos a certas condutas: “Se o seu funcionário sair numa segunda-feira e ele não apresentar nenhum tipo de causa, se ele só apresentar o atestado de comparecimento e não tiver sintoma nenhum, repense sobre o seu funcionário”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Férias de julho impulsionam procura por pet sitter em Sinop
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 06h 39min
Protótipo avalia qualidade e maciez da carne bovina em tempo real com uso de IA
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 05h 35min
Justiça nega pedidos e mantém ação contra Alei, vice e agricultor
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 04h 38min