Noticias
Abilio diz que queda nas UPAs “curou” pacientes após corte de atestados
07 de Junho de 2025 as 11h 10min

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital caiu cerca de 30% nesta semana. A redução, segundo ele, coincide com a recomendação da prefeitura para que atestados médicos não sejam concedidos a pacientes com casos considerados de baixa gravidade.
Abilio atribui o recuo nos atendimentos à mudança de conduta em relação aos chamados “casos verdes”, classificação usada na triagem de risco do sistema público de saúde para indicar situações sem urgência. “O nosso enfrentamento a essa cultura do atestado curou muita gente. Mais de 30% do atendimento foi reduzido, foi curado milagrosamente, suspendendo o atestado”, afirmou o prefeito, em tom irônico.
Apesar da orientação, o prefeito ressaltou que a decisão sobre a emissão do atestado continua sob responsabilidade dos médicos. Segundo ele, a medida busca evitar que pessoas procurem as UPAs apenas para obter justificativa de ausência no trabalho.
Os dados mencionados por Abilio, segundo ele mesmo, são monitorados diretamente por seu gabinete a partir do sistema de saúde municipal.
O prefeito também criticou pacientes que, segundo ele, chegam às unidades alegando mal-estar sem sintomas visíveis e terminam o atendimento solicitando atestado. “Tem um CID próprio para isso, que é sem apresentação de nenhum tipo de sintoma”, destacou.
Em uma fala direcionada informalmente a empregadores, Abilio sugeriu que fiquem atentos a certas condutas: “Se o seu funcionário sair numa segunda-feira e ele não apresentar nenhum tipo de causa, se ele só apresentar o atestado de comparecimento e não tiver sintoma nenhum, repense sobre o seu funcionário”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min
Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min
Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min