Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 12 de Dezembro de 2025

Noticias

Acidente com robotáxi da Baidu deixa dois feridos na China

12 de Dezembro de 2025 as 18h 16min


Um acidente com um robotáxi da Baidu deixou dois feridos na cidade de Zhuzhou, na China. Autoridades locais confirmaram que o veículo tinha acabado de atravessar uma faixa de pedestres antes da colisão. O serviço estava em teste e foi suspenso.

O robotáxi tinha o slogan “Hello Autonomous Driving”, em operação pela empresa Hello. O modelo em si é desenvolvido em conjunto pela Baidu e pela JMC.

Vídeos que circularam em redes sociais chinesas mostraram que o robotáxi colidiu com dois pedestres, um homem e uma mulher. Um deles ficou preso sob o veículo. Ele usava um capacete e pessoas ao redor tentaram levantar o carro para retirá-lo.

Segundo o site Interesting Engineering, autoridades agiram rapidamente e os dois pedestres feridos foram transferidos para o Hospital Provincial de Medicina Tradicional Chinesa de Hunan. Ambos estão na UTI, mas o hospital não divulgou detalhes sobre o estado de saúde.

As autoridades locais confirmaram que o robotáxi estava dirigindo na direção sul da cidade e tinha acabado de avançar uma faixa de pedestre.

O veículo tinha o slogan “Hello Autonomous Driving” estampado e o código “3009”. Ele está em operação pela empresa Hello, que confirmou que foi informada sobre o acidente e que está “cooperando ativamente com os departamentos competentes” na investigação. A polícia local confirmou o acidente, mas encaminhou perguntas ao seu departamento jurídico.

Os relatos indicaram que o modelo envolvido no acidente é o Apollo RT6, sexta geração de veículos autônomos desenvolvidos pela Baidu e pela JMC. Eles operam pela empresa Hello, que começou a ampliar a frota na cidade de Zhuzhou em agosto, após aprovação regulatória para testes de 20 a 30 unidades em vias públicas.

A Hello revelou que seu primeiro veículo autônomo de nível 4 está previsto para produção em massa no meio do ano que vem. Além disso, quer chegar a 50 mil robotáxis nas ruas até 2027. Por ora, os testes autônomos em vias públicas continuam limitados a cidades menores na China, como Zhuzhou e Liyang. Após o acidente, a empresa suspendeu o serviço de robotáxis em Zhuzhou.

A Apollo Go, da Baidu, que forneceu o veículo, é uma das principais fornecedoras de robotáxis no mundo e já opera em 22 cidades. Para além da China, também está presente em Hong Kong, Dubai e Abu Dhabi (nos Emirados Árabes Unidos).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Última ação de vacinação antirrábica itinerante neste sábado no Terra Rica em Sinop

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 59min


Delegada vai chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres no estado

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 17h 16min


Algodão: exportações devem crescer 10% na safra 2025/2026

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 16h 15min


Jornal Online

Edição nº1694 - 12/12/2025