Noticias
Aeroportos devem receber mais de 185 mil passageiros no fim do ano
19 de Dezembro de 2024 as 05h 52min
Movimentação de aeronaves também deve crescer, com 2,4 mil pousos e decolagens – Foto: DivulgaçãoOs 4 aeroportos de Mato Grosso administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) devem receber mais de 185 mil passageiros entre os dias 17 de dezembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025, no período das férias estudantis e das comemorações de final de ano, como o Natal e o Ano Novo.
O número representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a COA, a movimentação de aeronaves também deve crescer, com 2,4 mil pousos e decolagens, o que corresponde a uma alta de 4%.
De acordo com o levantamento, o Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon será o mais movimentado do estado, com expectativa de 156 mil passageiros em 2,1 mil voos. Os números representam uma alta de 5% no volume de passageiros e de 3% na movimentação de aeronaves em comparação com 2023.
Além disso, o Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, é o destaque do período, com previsão de 26 mil passageiros e 212 voos. Isso representa um crescimento de 18% no número de passageiros e 27% nos pousos e decolagens em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em contrapartida, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, a movimentação deve atingir 2,4 mil passageiros em 26 voos, com alta de 12% no fluxo de passageiros e 8% na movimentação de aeronaves.
Já no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, são esperados mais de 2 mil passageiros em 26 voos. Apesar do crescimento de 8% na movimentação de aeronaves, o número de passageiros deve cair 6% em comparação com o ano de 2023.
Com relação a movimentação e o saldo de 2024, até o momento, o diretor-presidente da COA, Marco Antônio Migliorini, destacou que o ano tem sido importante e positivo para a concessionária.
Segundo ele, a população mato-grossense já conta com quatro aeroportos reformulados, que oferecem novas opções de serviços, conforto e comodidade. Migliorini também ressaltou a finalização do processo de internacionalização do Aeroporto Internacional de Cuiabá, principal acesso ao estado, o que consolida Mato Grosso como uma região com quatro importantes portas de entrada e amplia as expectativas para receber ainda mais passageiros.
VOOS INTERNACIONAIS
Há duas semanas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou que o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea grande, região metropolitana de Cuiabá, opere voos internacionais. De acordo com a portaria, o aeroporto internacional, está habilitado para: voos regulares e não regulares de passageiros; operações charter de passageiros e cargas; transporte de mala postal; serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privada.
A portaria publicada pela Anac determina que todas as operações internacionais devem ser previamente agendadas com a administração do aeroporto. Além disso, o terminal precisa atender às condições estabelecidas pelos órgãos de fronteira, como: Receita Federal; Polícia Federal; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Caso sejam detectadas irregularidades ou descumprimento das regras, a autorização poderá ser revogada.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mais de 3,3 mil motoristas foram presos por embriaguez ao volante
Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 09h 46min
Por que o carro puxa para o lado quando se pisa no freio?
Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 07h 45min
Empregos na indústria crescem 89% entre os anos de 2002 e 2021
Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 05h 43min