Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Novembro de 2025

Noticias

A fundação de Sinop: nasce uma gigante

14 de Setembro de 2024 as 05h 00min

Dois anos após a abertura das primeiras ruas e avenidas, das 18 quadras iniciais e da chegada das famílias pioneiras, ocorre a fundação oficial da cidade de Sinop, que contou com a presença do Ministro do Interior, Maurício Rangel Reis, do diretor-presidente da Colonizadora, Ênio Pipino, e sua esposa Nilza de Oliveira Pipino, do diretor superintendente João Pedro Moreira de Carvalho, além de outros diretores e autoridades convidadas.

No início da manhã de 14 de setembro de 1974, começam a chegar as autoridades e convidados no antigo aeroporto de Sinop, onde são recepcionados pela direção da Colonizadora.

A solenidade de fundação teve o hasteamento das bandeiras e fixação de uma placa alusiva ao evento, que ocorreu na entrada da cidade – no local onde hoje se encontra o acesso ao viaduto da BR-173. A placa de fundação da cidade de Sinop atualmente se encontra no escritório do Grupo Sinop.

Após a solenidade de fundação, as autoridades se dirigiram a um pequeno palanque armado na Avenida dos Mognos, esquina com a Rua dos Lírios, para assistir ao desfile comemorativo que contou com a participação da Banda da Polícia Militar de Cuiabá, alunos e professores das Escolas da Gleba Celeste, esportistas e pioneiros.

Após o desfile, são inauguradas as 3 primeiras salas de aula da Escola Nilza de Oliveira Pipino, na Avenida das Embaúbas, no local onde atualmente se encontro o prédio da Assessoria Pedagógica, do posto de correios, situado no mesmo local onde se encontra o atual prédio da agência e do posto da Superintendência de Combate a Malária (SUCAM), na avenida das Figueiras.

A missa de fundação da cidade é celebrada pelo bispo da Diocese de Diamantino, D. Henrique Froelich, numa pequena capela erguida pela Colonizadora no local onde hoje se encontra a Praça da Paróquia Santo Antônio. Alguns anos depois, D, Henrique viria em definitivo como primeiro bispo da Diocese de Sinop.

Após as solenidades alusivas à fundação da cidade, é oferecido às autoridades e a todos os moradores um almoço de confraternização na mata então existente na Avenida dos Jacarandás, esquina com a Av. das Figueiras, onde em 1982 foi construído o restaurante “O Colonial”.

Talvez, nem o mais dos otimistas moradores da então fundada Sinop poderia imaginar que, meio século depois, ele despontaria como a quarta maior força econômica do estado, quarta em população, além de se destacar no cenário nacional como a quarta melhor para se fazer negócios no comércio. Realmente, naquele 14 de setembro, nascia uma gigante.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Fendt reforça a técnica de plantio direto para agricultura sustentável

Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 14h 53min


Chuva e ventos fortes causam alagamento e danos na fiação

Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 14h 43min


Novo anticorpo neutraliza 98% das variantes do HIV e pode mudar tratamento da Aids

Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 13h 52min


Jornal Online

Edição nº1667- 4/11/2025