Noticias
Agência homologa reajuste de 5% de tarifa da Ferrovia Norte-Sul
06 de Fevereiro de 2023 as 10h 00min

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou reajuste de 5,03% da tabela tarifária da ferrovia Norte-Sul.
A decisão foi publicada pelo Ministério do Transporte no Diário Oficial da União. Além da fórmula usada no cálculo da tarifa, a Decisão nº 17 apresenta uma tabela com valores a serem cobrados para cada tipo de mercadoria: adubos e fertilizantes; cimento, cal e clinquer (matéria prima básica de diversos tipos de cimento); açúcar; óleo vegetal; grãos e farelos; combustíveis; e algodão, entre outros.
A decisão inclui ainda os valores a serem cobrados por contêineres cheios e vazios, de 20 e de 40 pés; bem como a tarifa que será cobrada para direito de passagem.
A Ferrovia Norte-Sul foi concebida com o propósito de ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, por meio da qual as principais malhas ferroviárias seriam interligadas, facilitando o escoamento da produção nacional e permitindo a conexão entre diversas regiões produtoras e os grandes portos do país.
Quando concluída, terá mais de 4 mil km e cortará o país de forma longitudinal, indo do Rio Grande do Sul até o Pará, passando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste e fazendo interligações para o Nordeste, em especial, o Maranhão.
As primeiras discussões sobre a construção dessa ferrovia foram feitas em 1985 e tinham como maior entusiasta o então presidente da República José Sarney.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
MT lança plataforma para monitorar qualidade do ar
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 11h 27min
Após compra de gestão, média de público na Arena do Grêmio supera a do Palmeiras
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 09h 26min
Justiça libera funcionamento de rede de laboratórios alvo de operação
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 07h 21min