Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Abril de 2025

Noticias

Agricultores denunciam descontos abusivos na classificação da soja

06 de Abril de 2025 as 09h 56min

Produto classificado na propriedade com 8% a 10% de grão avariado, chegam a ser classificados na ponta em 26% - Foto: Divulgação

Produtores de soja em Mato Grosso, além de passarem dificuldades com a colheita do grão diante do excesso de chuvas durante a temporada 2024/25, estão enfrentando problemas com descontos abusivos na classificação da oleaginosa.

Na região do Vale do Araguaia, produtores relatam que o produto classificado na propriedade com 8% a 10% de grão avariado, chegam a ser classificados na ponta em 26%. O agricultor Fábio Costa Biancalana conta que já ficaram cerca de 10 dias sem ver o sol e que a sorte era que tinham silo-bolsa para amenizar as perdas. “O que tem de maquinário está no campo, vamos ver se colhemos o mais rápido possível porque a chuva, ela vem de novo”, comenta.

Nesta safra o agricultor cultivou 3,8 mil hectares de soja. Até o momento, segundo ele, 80% da produção foi comercializada e quase metade dos contratos negociados foram entregues.

“Eu estou fazendo uma prévia em ver a qualidade dos produtos para poder ver quanto tempo que eu posso segurar sem enviar para trading e não prejudicar o que tem ainda para colher”, conta.

Fábio explica que na classificação a conversa das empresas é de parceria, mas que não é dessa forma que acontece. “Está havendo recusa de carga com determinado valor acima de avariado”.

O coordenador administrativo do Grupo Itaquerê, Gerlison Ferreira Viana, pontua que quando o produto sai da fazenda, os produtores têm  certeza de que vai chegar nas mesmas condições, mas no porto da diferença. “Isso gera um desconforto porque tem a questão da umidade e do grão avariado, a que você manda ali  um produto de 8% a 10% de avariado você tem a certeza que você classificou e fez a classificação, mas teve caso que chegou com 23%, 26% de avariado. É uma discrepância muito considerável nessa operação”, explica Gerlison.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Projeto prevê direitos de idosos fixados em hospitais

Publicado em 08 de Abril de 2025 ás 09h 45min


Com perfis distintos, Vitinho e Ponte esquentam briga pela lateral direita do Botafogo

Publicado em 08 de Abril de 2025 ás 08h 44min


Shopping Sinop organiza café da manhã dedicado aos jornalistas

Publicado em 08 de Abril de 2025 ás 07h 43min


Jornal Online

Edição nº1518 - 08/04/2025