Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

Agricultores recebem selo que identifica origem e qualidade

É possível saber informações como o estado e município de origem e especificações da embalagem

28 de Outubro de 2021 as 08h 00min

Valor nutricional e o contato do produtor familiar estarão no selo – Foto: Empaer

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Secretaria de Agricultura de Porto Alegre do Norte entregaram a dois agricultores do Projeto de Assentamento Piracicaba o Certificado do Selo Nacional da Agricultura Familiar. O documento promove os produtos familiares no mercado e é uma garantia para o consumidor.

Um deles é o senhor Natalino Francisco da Costa, 57 anos, que produz maxixe, jiló, quiabo e abobrinha. Na prática, quem comprar seus produtos vai saber que a produção é familiar, sua origem e as suas características por meio de um QR Code.

Ao apontar a câmera do celular para o código impresso no selo, o consumidor é automaticamente direcionado para uma página web, contendo informações sobre aquele produto, como estado e município de origem, especificações da embalagem, valor nutricional e o contato do produtor familiar.

“É muito importante todo esse processo. Tenho uma roça junto com minha velha e vivemos do que produzimos. É um direito de quem está comprando saber de onde vem o seu alimento, como ele foi produzido e tratado”.

Para Natalino, a assistência técnica e o acompanhamento da Secretaria de Agricultura fizeram toda diferença nesse processo. “Espero ser um exemplo para outros pequenos e médios agricultores da região. Qualquer benefício agrega valor aos produtos. Agora vou buscar parceria para ser fornecedor da rede escolar da cidade. Aos poucos vamos buscando novos desafios”.

O segundo produtor foi o senhor Julião Alves Piagem, 55 anos, que teve o selo renovado para mais dois anos. Ele produz mandioca e feijão caupi. “Preciso do selo para participar dos pregões do Estado e do Município para fornecer mandioca para as escolas e a unidade prisional. É um documento importante que dá segurança para o produtor e o consumidor”.

O secretário de Agricultura de Porto Alegre do Norte, Pedro Inácio Nunes Lima Neto frisou a parceria. “Viemos entregar o certificado junto com a Empaer por entender o quanto é importante o documento para o agricultor e estamos sempre à disposição”.

O técnico agropecuário da Empaer de Porto Alegre do Norte, Kassumo Ferreira Alves destacou a importância do selo como instrumento para identificar e dar ainda mais visibilidade aos produtos da agricultura familiar, que vêm crescendo e se organizando cada vez mais.

“Nossa assistência técnica auxilia o pequeno agricultor a ter acesso ao sistema que hoje é feito de forma prática pela internet. Também otimizamos o controle, cruzando a base de dados com o atual sistema de registro vigente, que é a Declaração de Aptidão ao Pronaf, o DAP. O objetivo é oportunizar ao consumidor identificar o produtor familiar seja nas feiras ou prateleiras de supermercados, além de evitar os atravessadores”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024