Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 04 de Novembro de 2026

Noticias

Agricultura familiar começa preparo de silagem para garantir alimento do rebanho na estiagem

04 de Maio de 2026 as 12h 06min

O início do período de estiagem, previsto para os próximos meses, já mobiliza a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso no atendimento aos pequenos produtores rurais. A partir deste mês, começa o preparo da silagem, alimento essencial para garantir a nutrição do rebanho durante a seca.

Por meio da patrulha mecanizada, a secretaria oferece suporte técnico e operacional aos pecuaristas da agricultura familiar. A silagem é produzida a partir de culturas como capim, milho e sorgo, que são trituradas e armazenadas para assegurar alimento de qualidade ao gado nos períodos em que a pastagem natural é escassa.

De acordo com o coordenador da patrulha mecanizada, Andrei Abraão, o trabalho é fundamental para minimizar os impactos da seca. “Com a chegada da estiagem, que começa agora em maio, o pasto perde qualidade e o gado sente essa redução. A silagem garante uma alimentação adequada, mantendo a saúde e a produtividade do rebanho”, explica.

Para reforçar o atendimento, a secretaria passou a contar com uma nova ensiladeira, adquirida no mês de março. O equipamento é utilizado para picar e triturar forragens que servem para a manutenção dos animais durante o período seco.

O secretário de Agricultura Familiar, Lucas Oliveira, destaca o compromisso com os pequenos produtores. “Nosso objetivo é oferecer condições para que o produtor se prepare com antecedência, garantindo alimento para o rebanho e evitando prejuízos. Esse apoio é fundamental para fortalecer a agricultura familiar e a economia local”, ressalta.

Os produtores interessados no serviço devem procurar a secretaria para realizar o agendamento do uso da ensiladeira e receber o acompanhamento técnico necessário.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Economista do Plano Real acusa BC de causar rombo fiscal via juros

Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 17h 21min


Aneel mantém bandeira tarifária verde em novembro

Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 16h 20min


Presidente da CDL Sinop recebe novo diretor do Procon

Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 15h 20min


Jornal Online

Edição nº1919 - 05/11/2026