Noticias
AGRICULTURA FAMILIAR: Seaf e UFMT se unem para potencializar ações de apoio ao programa
13 de Setembro de 2019 as 07h 30min

Naiara Martins | Seaf-MT
O secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral e o reitor em exercício da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Aparecido Soares da Silva assinaram nesta quarta-feira (11.09), na reitoria da UFMT em Cuiabá, o protocolo de intenções para atuar de forma conjunta na potencialização de ações de fomento à Agricultura Familiar. O protocolo terá duração de cinco anos, e prevê a execução de projetos especialmente ligados às áreas de cooperativismo, irrigação, economia solidária, inovação e extensão tecnológica, incubação, capacitação dos produtores, palestras técnicas, e orientações capazes de agregar valor à produção do campo.
A proposta envolve a oferta de orientações técnicas in loco, que poderão ser desenvolvidas com o apoio de professores e alunos dos campus no interior. A participação orientada dos acadêmicos terá peso de estágio curricular, e poderá ser tema para trabalhos de conclusão de curso. A Seaf também intermediará o acesso da universidade à compra institucional de gêneros alimentícios da agricultura familiar, a fim de atender ao consumo interno da instituição.
“A chegada da UFMT traz consigo um know how extraordinário à Seaf, e amplia as possibilidades de atuação de ambas instituições. A secretaria passa a contar com o auxilio especializado e a expertise empreendedora da universidade, que é uma fábrica constante de conhecimento e inovação; e o Estado por sua vez, consegue garantir as condições para que a universidade tenha acesso aos agricultores e possa colocar em prática as ações elaboradas por seus professores e alunos. Vamos somar forças, e otimizar os resultados”, comemorou Silvano Amaral.
Objetivos bastante específicos também envolvem a utilização da Fazenda Experimental da UFMT, localizada em Santo Antônio do Leverger, e considerada referência no desenvolvimento de pesquisas ligadas a melhoria genética do gado leiteiro, piscicultura, fruticultura e hortaliças. Iniciativas de apoio à revitalização da fazenda também serão articuladas entre os parceiros.
O fomento ao cooperativismo e a administração financeira também serão prioridades do protocolo de intenções. A falta de gestão em propriedades e cooperativas tem sido um dos principais obstáculos ao crescimento da produção e acesso ao mercado consumidor. A proposta envolve a oferta de orientações técnicas in loco, ligadas à administração, gerenciamento, compra e venda, e outros. A universidade tem expertise em matéria de gestão e reúne um corpo técnico especializado, com amplo material produzido por doutores em áreas específicas relacionadas à gestão.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min