Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

Agricultura reúne produtores para discutir capacitação em apicultura

03 de Julho de 2022 as 06h 52min

Grupo de produtores se mostrou interessado em participar de capacitação – Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde reuniu um grupo de pequenos produtores rurais para discutir a implantação de capacitações voltadas para a categoria, neste momento inicial especialmente em apicultura.

O encontro foi realizado no Sindicato Rural e, além dos agricultores e membros da secretaria, também estiveram presentes representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (Indea).

Na ocasião, o secretário da pasta, Paulo Nunes, reforçou o interesse do Poder Público em apoiar os pequenos produtores, além da importância das capacitações, que visam melhorar e estruturar a atuação do produtor em campo.

“Estamos iniciando um trabalho para atender os pequenos produtores rurais, incluindo o projeto da apicultura. Fizemos contato com o Sindicato, através do presidente, Marcelo Lupatini, e vamos oportunizar o curso de capacitação aos apicultores, através do Senar”, comentou o secretário.

Um grupo com cerca de 20 produtores já se mostrou interessado em participar da primeira capacitação em apicultura, ofertada por meio da parceria entre o Município e o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, viabilizada pelo Senar.

“A partir de agora eles serão nossos parceiros, para que a gente consiga desenvolver um trabalho que dê resultado. Através dos nossos técnicos, vamos desenvolver esse projeto voltado ao pequeno produtor, além de buscar novas alternativas e diversificações da agricultura familiar, como a apicultura é uma delas”, pontuou Paulo Nunes.

Ao encontro ao incentivo para a apicultura, a secretaria também fomentará a produção de mudas frutíferas no Horto Municipal, conduzindo estudos das possibilidades de culturas que podem ser produzidas na região.

O secretário Paulo Nunes ressalta ainda que entre os próximos passos está a busca por fomento junto ao Estado, além de parcerias com a iniciativa privada. “Vamos buscar financiamento ao pequeno produtor rural, pois sabemos da dificuldade que o pequeno tem para ter acesso ao crédito”, disse.

O primeiro curso de formação para os produtores, em apicultura, já está marcado para ocorrer, em agosto deste ano. Além das formações e o suporte técnico da Secretaria de Agricultura, os produtores terão acesso ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

O Indea esteve presente para realizar o cadastro dos apicultores para que faça um acompanhamento nas propriedades e investigue a mortandade de abelhas.

Nelson Käfer já é produtor de mel e legumes, na pequena propriedade que mantém na cidade, no bairro Cidade Nova. Ele é um dos apicultores que irá aproveitar a formação para aprimorar seus conhecimentos e técnicas no manuseio das abelhas.

“É uma satisfação muito grande, pois mexo com abelhas desde pequeno, sempre gostei muito. Antigamente não tinha a tecnologia que temos hoje, que facilita muitas coisas, então é importante essa atualização. Na chácara produzimos melado, mandioca, e estamos colhendo também própolis e a cera do mel. O suporte vai ser ótimo, um grande incentivo para fazermos nossas produções”, celebrou o produtor.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024