Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Dezembro de 2025

Noticias

Agroindústria terá protagonismo com inovação e sustentabilidade

01 de Agosto de 2024 as 13h 14min

Missão proporcionou visitas a indústrias, fazendas e centros de inovação – Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e em parceria com Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), concluiu com sucesso a missão internacional Brazilian Techs Connection (BTEC) – Illinois 2024, um marco estratégico para impulsionar a agroindústria do estado em um cenário global de crescente demanda por alimentos e energia sustentáveis. Com o apoio do consulado brasileiro em Chicago e a chancela do Itamaraty, a missão foi um passo significativo na promoção da verticalização e inovação no setor.

A missão, de 15 a 24 de julho, proporcionou uma intensa agenda de visitas a indústrias, fazendas, centros de inovação, e universidades no meio-oeste americano, no estado de Illinois.

Foram exploradas tecnologias de ponta e modelos de pesquisa, de produção e de processos em locais como o AgLab USDA, maior centro de pesquisa para o desenvolvimento da agricultura do mundo; a IFT First – Feira Internacional de Foodtech, onde o Instituto Senai Tecnologia de Mato Grosso apresentou uma pesquisa sobre transformação de DDG em alimentação humana; universidade e centro de inovação de McHenry County, entre outras agendas que abriram portas para futuras colaborações e parcerias internacionais.

O Brazilian Techs Connection tem o foco específico de promover conexões de negócios entre as empresas startups de tecnologia brasileiras com a região Illinois, nos Estados Unidos. Por meio de edital, foram selecionadas 10 empresas de tecnologia que já produzem soluções de alto impacto para indústrias e agroindústrias. O Btec ofereceu a possibilidade de conexões, mentorias e negócios, tendo os participantes custeados suas próprias despesas.

Mato Grosso já é destaque nacional na produção de algodão, milho, soja, carne bovina e gergelim. A agroindústria, que transforma matérias-primas agropecuárias em produtos de maior valor agregado, representa cerca de 5,9% do PIB estadual. Com uma população mundial em crescimento e uma previsão necessidade de aumento de 70% na produção de alimentos até 2050 para atender a demanda global, conforme a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Mato Grosso se posiciona como um importante protagonista neste cenário.

O estado, atualmente campeão na produção de várias commodities, está em um ciclo de desenvolvimento focado na eficiência, sustentabilidade e competitividade. De acordo com projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nos próximos dez anos, a produção de soja deve crescer 46%, bovinos 40%, aves 80%, algodão 52% e milho 79%.

Com relação a indústria, Mato Grosso possui 15.581 estabelecimentos industriais, sendo 3.001 agroindustriais - 19% do total dos estabelecimentos da indústria de Mato Grosso é agroindustrial

Para o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, esses números reforçam a importância de iniciativas como o BTEC para capacitar o setor e integrá-lo a redes globais de inovação, aumentando a verticalização do que é produzido aqui.

“Já somos um grande produtor, temos capacidade de aumentar a produção com sustentabilidade e o mundo precisa de alimento e energia. Então temos uma combinação perfeita para impulsionar a industrialização do que produzimos no campo. Tenho certeza que a agroindústria representará o novo salto do ciclo de desenvolvimento de econômico de Mato Grosso. E isso é bom para todo mundo, pois teremos produtos com maior valor agregado, mais arrecadação de impostos, mais emprego e renda”, afirmou.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Prefeitura de Cuiabá anuncia decoração de Natal em parque

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 08h 02min


Última semana para aderir ao Refis 2025 em Sinop

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 07h 02min


Um motorista é flagrado cometendo infração a cada seis minutos na BR-163 durante blitz educativa

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 06h 03min


Jornal Online

Edição nº1698 - 17/12/2025